Mogi das Cruzes recebeu na manhã de ontem o lançamento do projeto "Turismo do Saber: Estudo do Meio", uma iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo, em parceria com a administração municipal.
O secretário de Estado de Turismo, Roberto de Lucena, prestigiou o evento, que contou com a presença dos secretários municipais de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, e o de Desenvolvimento Econômico e Social, Osvaldo Bolanho.
Mais de 40 alunos da Escola Municipal Fujitaro Nagao, do bairro do Cocuera, foram os primeiros a participar do projeto. Eles visitaram o projeto Tamar, em Ubatuba, no litoral norte.
"Este ano optamos por fazer o programa fora do período de férias. Serão mais de 200 crianças que conhecerão o projeto Tamar, em Ubatuba, nesta semana e estamos começando por Mogi. Os alunos vão aprender sobre a importância do turismo e a preservação do meio ambiente", avaliou o secretário.
O projeto contemplará municípios do Circuito das Nascentes, passando por Arujá, Biritiba Mirim, Poá e Santa Isabel.
O secretário Osvaldo Bolanho representou o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) na solenidade.
"É uma satisfação termos um projeto como este, começando em Mogi. Este aprendizado será muito importante para as crianças", afirmou.
O secretário-adjunto da pasta, Auclésio Ranieri, responsável pela Coordenadoria Municipal de Turismo, também participou do evento.
Mogi também receberá o programa "Melhor Viagem" no final deste mês.
O coordenador de Turismo da Secretaria Estadual, Maurício Petiz, explicou sobre a retomada do programa, que é uma repaginação do "Caravanas do Conhecimento", realizado pelo Cepam e a Secretaria de Estado da Educação.
"A iniciativa se encarrega de levar crianças do litoral para o interior e do interior para o litoral. Criamos a atividade do Estudo do Meio para que os alunos, efetivamente, aproveitem o que aprenderam na viagem em sala de aula", disse.
A professora Amarinha Penha Gonçalves de Siqueira destacou a importância da participação dos alunos. "É uma experiência única para eles. Une todo o conteúdo que vimos em sala de aula a uma coisa nova. Vamos desenvolver o conteúdo a partir deste conhecimento que eles vão trazer do passeio", disse.