A Prefeitura de Itaquaquecetuba acaba de implantar o "Programa Sementinha" em sete escolas municipais do Sistema Municipal de Ensino. Cerca de 700 alunos, do 5º ano do Ensino Fundamental, participam das palestras do Grupo Unido de Apoio na Ação de Resistência às Drogas (Guard) que são realizadas uma vez por semana e têm duração de uma hora.
Mostrar os prejuízos que as drogas causam e ensinar as habilidades necessárias para os alunos se manterem longe desse mal é principal objetivo dessa iniciativa. O programa é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Segurança Urbana, com o foco de orientar as crianças, adolescentes e adultos.
Todo esse trabalho é coordenado pelo Guarda Civil Municipal (GCM) Ramiro Garcia e conta com o apoio dos GCMs instrutores: Fábio Manoel, José Aquino e Jéssica Frederico.
Durante as palestras há atividades de motivação, apresentações audiovisuais e de teatro para que os alunos evitem o assédio de usuários e traficantes de drogas.
Neste momento serão beneficiadas com esta ação as seguintes escolas municipais: Italo Adami, Profª Maria Eulália Nobre Borges, Profª Roseli Aparecida Mendes, Santino Hayashi Amano, Orlando Bento da Silva, Dr. Charles Henry Tyler Townsend e Sebastião Gregório dos Santos.
Para o segundo semestre, deste ano, a expectativa é que a prefeitura consiga atender cerca de 800 crianças de outras unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino. O Guard, em parceria com a Defesa Civil da cidade, realiza também palestras em entidades e outras escolas do município.