O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Itaquaquecetuba lançou um programa para castração de cães e gatos. O objetivo é atender famílias de baixa renda que não tenham condições de castrar e evitar o aumento do abandono de animais da cidade.
Para participar do programa é necessário fazer a inscrição pelo telefone 4643-1947 e comparecer na data marcada para uma palestra com os temas "Posse responsável de animais" e "Combate a dengue, zika e chikungunya", apenas moradores de Itaquá podem participar. Logo após o evento, os participantes já saem com data da cirurgia marcada.
Nos primeiros dois dias de palestras, cerca de 120 pessoas já participaram e terão direito a castração.
Por uma determinação do prefeito Mamoru Nakashima (PSDB), a campanha de doação de animais está sendo ampliada na cidade e tem obtido bons resultados, apenas no mês de janeiro 40 animais foram adotados no CCZ.
"Estamos contando com o apoio da população, precisamos que os animais que estão no CCZ sejam adotados para que possamos ajudar outros que estão abandonados, essa parceria com os munícipes tem dado certo até agora", comentou o prefeito.
Uma barraca de adoção também está sendo montada as quartas-feiras na praça Padre João Alvarez, para facilitar o acesso das pessoas aos animais.
Estão disponíveis para adoção mais de 100 cães e gatos de raças diversas que precisam de um lar para viver e voltar ao convívio de uma família.
O CCZ fica na rua Senador Canedo, 550, no bairro Scaffid II, mais informações podem ser obtidas através do telefone 4643-1947.