A manutenção da iluminação pública, iniciada no final de 2015 pela Prefeitura de Itaquaquecetuba, já realizou o acendimento de mais de 1,5 mil pontos espalhados pela cidade. O serviço é acompanhado pessoalmente pelo prefeito Mamoru Nakashima (PSDB).
As equipes que trabalham durante a noite e a madrugada acendendo as lâmpadas que estavam apagadas pela cidade, já iluminaram a estrada de Santa Isabel e a rodovia Henrique Eroles, em toda a sua extensão, além dos bairros Cidade Kemel, Jardim Miraí, Aracaré, Vila Ercília, Rancho Grande, Vila Miranda, Jardim Luciana, Vila Arizona, Jardim do Carmo, Jardim Gonçalves, Pedreira, Jardim São Roberto, Jardim Nova Itaquá, Monte Belo, entre outras localidades.
De acordo com o cronograma de trabalho, os próximos bairros que deverão receber o benefício são o Jardim América, Jardim Mônica, Jardim Califórnia, Jardim Patrícia, Vila Virgínia, Vila Zeferina, Jardim Cláudia, Jardim Santa Helena, Quinta da Boa Vista e Jardim Odete.
"Vamos chegar em todos os bairros com a iluminação e acender tudo o que estava apagado. É um trabalho que é realizado dia e noite para que possamos concluir tudo, o mais rápido possível. Em breve, a cidade estará toda iluminada e será mais um problema resolvido na nossa cidade", disse Mamoru.
No final do ano passado, a administração municipal, por meio de licitação, contratou uma empresa especializada em iluminação pública para acender os pontos escuros da cidade. O município foi um dos últimos do Alto Tietê a assumir o serviço, após resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que transfere a responsabilidade do setor para as prefeituras. A municipalidade diz ter recebido o parque elétrico com diversos problemas, que, conforme a prefeitura, são devido ao sucateamento pela falta de investimento no setor nos últimos 15 anos.
Os investimentos realizados pela prefeitura recaem sobre o acendimento dos pontos onde já existem as luminárias e, ainda, apagar as lâmpadas que, durante o dia, encontram-se acesas, em virtude de defeito no funcionamento.