Hoje, a partir das 19h45, acontecerá a abertura oficial do Carnaval Mogi das Cruzes 2016. A festa, que terá quatro dias de duração, começa com o desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso na Avenida Cívica e se encerra na terça-feira, com a Festa das Campeãs no Theatro Vasques. A entrada na área dos desfiles será totalmente gratuita neste ano em virtude da ausência das arquibancadas, mas a Prefeitura de Mogi das Cruzes montou o mesmo esquema de segurança, saúde e trânsito do ano passado, com o objetivo de oferecer uma festa segura para toda a família mogiana.
A programação começa hoje com os desfiles das escolas de samba do Grupo de Acesso. A corte carnavalesca fará a abertura da festa a partir das 19h45 e logo na sequencia, a partir das 20 horas, quem toma a Avenida Cívica é o Bloco 60 Mais Mogi, juntamente ao cordão de blocos, que tem participação livre. Os desfiles começam às 21 horas, com as agremiações Unidos de Jundiapeba, Guerreiras de Fogo (22 horas) e Unidos do Sales (23 horas). A escola de samba Unidos da Vila Cléo, que desfilaria à meia-noite, encerrando o primeiro dia, formalizou, na última terça-feira, a desistência de participar do Carnaval deste ano.
Amanhã, a programação do Carnaval continua com os desfiles do Grupo Especial na Avenida Cívica. Após a passagem da corte carnavalesca, apresentam-se as agremiações Unidos da Vila Industrial (20 horas), Acadêmicos da Fiel (21 horas), Águia de Prata (22 horas), Imperatriz do Rodeio (23 horas), Estação 1ª de Brás Cubas (meia-noite) e Acadêmicos do São João (1 hora).
Esquema
A parte de iluminação e sonorização da Avenida Cívica permanecerá a mesma de anos anteriores. A principal alteração é a arquibancada, que não será montada neste ano. Em substituição, o público terá algumas tendas, que devem ser utilizadas preferencialmente por idosos, crianças e pessoas com deficiência. Os jurados estarão distribuídos em três palcos com pouco mais de 1 metro de elevação e serão seis (de diferentes quesitos) em cada uma das estruturas. As autoridades, imprensa, coordenação do evento e escolas de samba terão a mesma estrutura oferecida ao público.
Na parte de segurança, haverá 150 profissionais por dia atuando, entre guardas municipais, policiais militares e civis, agentes de trânsito, agentes de fiscalização de posturas, seguranças particulares e brigadistas. A Polícia Militar vai montar barreiras em todas as possíveis entradas da festa, para a revista de todos que desejarem entrar no perímetro dos desfiles. A entrada com bebidas alcóolicas é proibida e também não haverá comércio desse tipo de produto no local. A Secretaria Municipal de Segurança também estará presente com a Unidade Móvel de Monitoramento da Secretaria Municipal de Segurança, que fará a captação de imagens da área da festa e arredores, auxiliando na coibição e identificação de qualquer eventualidade.
Na praça de entrada do Pró-Hiper, a população terá uma praça de alimentação montada, com empreendedores de rua cadastrados junto à prefeitura. Haverá ainda três ambulâncias plantão, sendo uma na praça da entrada do Pró-Hiper, uma no trecho final da Avenida Cívica, próximo à esquina com a Carlos Barattino e outra nas proximidades do estacionamento do Ginásio Municipal de Esportes "Professor Hugo Ramos". Além disso, o posto médico do ginásio também ficará aberto.