Uma operação envolvendo a Guarda Civil Municipal (GCM) e as secretarias de Verde e Meio Ambiente e da Administração resultou na interdição de três aterros clandestinos em Ferraz de Vasconcelos por crime ambiental. As ações foram realizadas em três pontos diferentes nas estradas do Paiol Velho, Sete Cruzes e também no bairro do Cambiri, no período de dezembro do ano passado até agora.
As áreas já são alvo de monitoramento constante da GCM por se enquadrarem em Área de Preservação Permanente (APP) e receberem o tradicional 'bota-fora' com resíduos da construção civil e também todo tipo de lixo, caracterizando assim crime ambiental.
Para impedir os novos descartes foram instaladas pela prefeitura até barreiras de concretos nos acessos para evitar que os caminhões possam levar entulho. É permitido apenas o tráfego de veículos pequenos no local. 
"Nestes três pontos, os proprietários da área já foram notificados e os aterros clandestinos foram embargados, mas as pessoas insistem e continuam jogando resíduos lá, mas o nosso monitoramento é diário nestes pontos", informou o comandante da GCM, Cleverson Souza Ramos, reforçando que as operações são contínuas.
Uma das ações que resultou em flagrante ocorreu no mês passado, em um imóvel da rua Dezesseis com a rua Bahia, no bairro do Cambiri, que estava recebendo descarte de resíduos sólidos da construção civil sem autorização da administração municipal. A GCM emitiu auto de infração e imposição de multa, além da apreensão do veículo e o encaminhamento do caso à Delegacia de Polícia.
O secretário do Verde e Meio Ambiente, Valmir Santos, disse que algumas das ações no município foram realizadas após denúncias feitas pela população "Num dos casos estavam aterrando até o rio Guaió, um crime ambiental gravíssimo", afirmou ele, reforçando que as operações conjuntas deverão continuar em toda a cidade.
Denúncias da população podem ser recebidas nos números 153 ou 4679-4334 da Guarda Civil Municipal e também nos telefones 4674-7811 ou 4674-7867 da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.