O 13º salário está prestes a chegar às mãos dos trabalhadores brasileiros e, para muitos deles, o dinheiro já tem destino certo: pagar dívidas e comprar presentes de fim de ano. Nessa época, os bancos e lojas ficam lotados e, consequentemente, mais propícios a roubos. Para evitar que o número de assaltos cresça na região do Alto Tietê, o 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana realiza nesse mês a "Operação Natal", com o objetivo de investir em ações preventivas nos centros comerciais das cidades de Mogi das Cruzes, Guararema, Salesópolis e Biritiba Mirim.
Segundo a capitã da PM, Lígia Alves dos Santos, chefe da Seção de Comunicação Social do 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana, o objetivo principal da operação é a ampliação da presença do efetivo da Polícia Militar e consequentemente a proteção dos cidadãos que, neste período de festas, intensificam compras e movimentam o comércio do Alto Tietê.
A capitã ainda comenta que, além das medidas preventivas adotadas pela polícia nessa época do ano, o consumidor também deve apresentar uma postura preventiva, que é essencial para que os resultados sejam positivos e o período festivo seja motivo apenas de comemoração e confraternização familiar.
Cuidados
O 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana alerta sobre os cuidados redobrados que se deve ter nessa época do ano durante as compras e na hora de sacar dinheiro no banco. "Evite fazer compras sozinho. Prefira pagar contas com cheque ou cartão, para não ter consigo grandes quantias em dinheiro", alerta a capitã Lígia, reforçando que a atenção deve ser redobrada nessas compras de fim de ano. "Além disso, não deixe a bolsa, carteira ou outros objetos comprados de forma descuidada. Mantenha-se em atenção e nunca perca o contato visual de seus pertences. Evite carregar muitos pacotes ou sacolas e evite ter as duas mãos ocupadas. E lembre-se, em caso de emergência, ligue para a Polícia Militar por meio do 190", alerta a capitã Lígia.
*Texto sob a supervisão do editor