A Prefeitura de Mogi das Cruzes abriu licitação para contratar uma empresa que vai realizar serviços de poda e corte de árvores no município. De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, a contratação será feita para dar suporte ao trabalho que já é executado pela equipes da pasta. Ferreira destacou que os pedidos para cortes e podas de árvores tem crescido e que a administração municipal recebe em média entre oito e dez solicitações por dia.
A estimativa é que a Prefeitura de Mogi invista cerca de R$ 430 mil no contrato que tem a duração de um ano. "A administração municipal tem por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, uma equipe que realiza o serviço de podas e cortes. As solicitações são analisadas pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e é ela que recomenda ou autoriza a execução do trabalho. Esses são serviços de rotina. Recebemos pedidos da população e dos órgãos públicos", esclareceu Ferreira.
O secretário informou ainda que os pedidos para poda e corte de árvores estão espalhados por todos os bairros do município. "A demanda é grande, até por conta do crescimento da cidade. E como a Prefeitura procede com outros serviços, foi lançado um edital de registro de preço para contratar a empresa que fornecerá a equipe que vai fazer a poda e corte. O objetivo da contratação é reduzir essa demanda e fazer o trabalho de manutenção", acrescentou.
Os principais pedidos recebidos pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos são referentes a vias de grande circulação e praças. "Cada poda ou corte tem circunstâncias diferenciadas. Atualmente, contamos com uma equipe de aproximadamente 12 funcionários que é responsável pelo serviço, além de fazer a manutenção das praças. Por isso, o projeto do Adote Uma Praça é muito importante", afirmou.
A expectativa é que a empresa seja escolhida dentro das próximas semanas e que os serviços sejam iniciados a partir de fevereiro. As empresas interessadas em participar da concorrência terão até o dia 28 de janeiro para apresentar propostas na Secretaria Municipal de Gestão Pública, no prédio sede da Prefeitura.