Compartilhe
Pouco mais de R$ 12,1 milhões foram enviados às dez prefeituras do Alto Tietê por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A quantia é destinada aos fundos municipais de assistência social para garantir o funcionamento desses serviços na região.
Os valores repassado até agora levam em consideração o intervalo entre os meses de janeiro e novembro, e são 13,6% maiores do que o repasse feito no ano passado, durante o mesmo período de levantamento, quando foram enviados R$ 10,6 milhões.
Embora o valor total tenha apresentado elevação, ao menos cinco cidades, entre elas Mogi das Cruzes, tiveram redução no repasse. O Suas enviou ao municípios, nestes 11 meses, R$ 2,86 milhões, 7,91% menos do que eles receberam nos 11 meses de 2014, R$ 3,10 milhões.
As outras cidades que tiveram queda nos repasses foram Arujá, Guararema, Salesópolis e Santa Isabel. Nestas duas últimas a diminuição foi mais acentuada, chegando a 31,6% e 43,3%, respectivamente. Os dados do ministério revelam que Salesópolis recebeu em 2014, até o mês de novembro daquele ano, R$ 138 mil. Já neste ano, a quantia ficou em R$ 94,8 mil. Por sua vez, à Santa Isabel foram repassados R$ 291 mil no ano passado, porém, novembro passado fechou os repasses dos 11 meses em R$ 164 mil.
Aumento na verba
A Prefeitura de Itaquaquecetuba foi a que teve a maior elevação no repasse entre um ano e outro. Segundo o MDS, essa cidade apresentou uma elevação de 47,7%, passando de R$ 1,70 milhões no ano passado, para R$ 2,51 até novembro passado. Poá também apresentou aumento significativo no envio de verba. Os dados do Suas destacam que esse município recebeu há um ano R$ 1,36 milhões, para 2015, até o momento, a cidade obteve repasse de R$ 1,97 milhões, elevação de 44,1%.
Dentre os aumentos, o de Suzano foi o mais tímido. Na variação entre os períodos analisados, a elevação nos repasses ficou pouco maior do que 10%. Sem contar o mês de dezembro, ainda não incluso no levantamento, foram enviados à Suzano R$ 1,32 milhões. Neste ano, o repasse à prefeitura suzanense ficou em R$ 1,46 milhões.
Cidades
Semae incentiva servidores a colaborar com Campanha Pé Quentinho
Cidades
Cerimônia marca formatura de 187 alunos no programa ‘Bombeiro na Escola’
Cidades
Praça da Cidadania abre inscrições para novas turmas de cursos profissionalizantes
Cidades
Família da região busca ampliação do tratamento de doença rara pelo SUS
Cidades
Câmara de Mogi doa 1.151 cobertores para a Campanha do Agasalho 2026