O trecho inicial da avenida Governador Adhemar de Barros - entre as ruas Tenente Manoel Alves dos Anjos e Presidente Campos Salles, será reaberto apenas quando houver a entrega do túnel I, prevista para ocorrer em dezembro de 2017. Os motoristas que circulam pela região central de Mogi das Cruzes precisam ficar atentos a mais essa mudança no trânsito da área. O fechamento do trecho será necessário para o andamento das obras de construção da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral.
Ontem, placas informavam aos motoristas sobre as mudanças realizadas pela Secretaria Municipal de Transportes. A interdição do trecho começou logo pela manhã. Os veículos que circulam pela avenida Adhemar de Barros tinham que obrigatoriamente virar à esquerda na rua Tenente Manoel Alves dos Anjos. Agora quem quiser atravessar a passagem de nível da rua Presidente Campos Salles (a 80 metros desse local), em direção à Vila Industrial, terá  que utilizar a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco.
O fechamento do trecho causou preocupação ao comerciante Ataides de Carvalho, de 46 anos, que possui um comércio próximo. "É preciso pensar na questão da segurança, pois se forem fechar a área com tapumes, como fizeram ao redor da praça, vamos ficar inseguros. Sem os carros e com a queda de movimento dos pedestres, o perigo aumenta", avaliou.
O comerciante Ronaldo Okamoto, 68, informou que teve uma queda de mais de 50% no faturamento do estacionamento. "Meu filho está pensando em passar o ponto, pois o número de clientes caiu muito por causa da obra. Esse mês, por exemplo, teremos que tirar dinheiro do bolso para pagar o aluguel", acrescentou.
A motorista Raíza de Souza, 19, afirmou que busca caminhos alternativos para chegar ao centro da cidade. "Não tenho como evitar, pois faço curso de segunda à quinta-feira. Ficou difícil andar com carro depois dessas obras", disse.
De acordo com a Prefeitura de Mogi, as próximas alterações no trânsito da região ocorrerão apenas no próximo ano.
O túnel I ligará a rua Cabo Diogo Oliver à avenida Adhemar de Barros (Mogilar-Centro). No momento, as obras estão concentradas no túnel II, que ligará as ruas Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa (Centro-Mogilar)