A Defesa Civil de Itaquaquecetuba formou no sábado a primeira turma de voluntários dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nudec) que serão instalados no município. O objetivo é ter moradores dispostos a desenvolver ações de gestão de risco de desastres, para orientação permanente, diálogo contínuo entre a comunidade e o poder público e disseminação da cultura de prevenção, mitigação e preparação para desastres em nível local.
A primeira turma formada contou com 17 moradores da Vila Sônia, que receberam durante todo um dia de treinamento, informações sobre primeiros socorros, combate a incêndio e outras ações emergenciais que podem ter suas consequências minimizadas em um bairro que possui um Nudec.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Itaquá, Kléber Conceição, vários núcleos serão instalados na cidade.
"Nossa vontade é que a cidade tenha um núcleo em cada bairro, isso facilitaria o trabalho da defesa civil e dos bombeiros caso ocorra alguma situação grave, as primeiras ações seriam tomadas por esses voluntários enquanto aguardam a nossa chegada", comentou Kleber.
Durante o curso foram exibidos exemplos de ações que podem ser realizadas para melhorar a capacidade da comunidade de absorver os impactos dos eventos adversos, como a redução das chuvas nos últimos anos.
As comunidades interessadas em participar do curso e criar um Nudec em seu bairro devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 4753-1274.