Os projetos do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes receberam elogios por sua abrangência e resultados positivos durante a reunião de trabalho realizada na quinta-feira (05/11), na cidade de Embu, e que foi comandada pela presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Lu Alckmin. Tanto as parcerias entre Mogi das Cruzes e o Governo do Estado – como a Padaria Artesanal e a Escola de Moda – como os projetos próprios da cidade foram muito bem avaliados e vistos como ferramentas de inclusão e reinserção da população na sociedade.
Para a presidente do Fundo Social mogiano, Mara Bertaiolli, o reconhecimento do trabalho mostra que as ações e o planejamento realizados estão no caminho certo: “Temos uma equipe muito eficiente e organizada, elaboramos este planejamento no início do ano e temos todas as campanhas previstas, com as necessidades e tudo o que precisamos fazer. Com o passar dos meses, esta agenda vai se desenvolvendo e os resultados melhoram a cada ano, com mais mogianos atendidos. Ver a alegria no rosto das pessoas quando recebem um diploma é a nossa maior satisfação”, afirma.
O secretário-adjunto de Assistência Social, Edson Santos, conta que o evento de quinta-feira foi uma troca de experiências entre os Fundos Sociais das cidades da Grande São Paulo. Os projetos desenvolvidos em parceria com o Governo do Estado foram detalhados, assim como as ações de cada cidade. Os monitores mogianos estiveram no evento e detalharam o andamento de cada curso, explicando pontos como as aulas, a motivação dos alunos e principalmente os resultados para os cidadãos após as formaturas.
“Este é um cuidado que nós temos aqui em Mogi e que foi muito bem analisado durante a reunião. Nossa preocupação é de que os cursos oferecidos estejam sempre conectados à realidade do mercado. Queremos que os alunos que concluem as aulas tenham chances reais de conseguir gerar renda ou aumentar seus ganhos, no caso de quem já trabalha. Acompanhamos esses desdobramentos e nossa conclusão é de que 90% dos formandos conseguem trabalhar depois dos cursos. Isso é muito positivo e chamou a atenção dos colegas na reunião em Embu”, disse, acrescentando que a presidente do Fundo Social do Estado, Lu Alckmin, percorreu pessoalmente cada estande e conversou com as pessoas, buscando detalhes e informações sobre a atuação nas cidades.
A mais recente formatura de cursos profissionalizantes em Mogi das Cruzes aconteceu no dia 27 de outubro, no Centro Familiar Maria Medianeira, quando 356 alunos concluíram os cursos do Programa Mãos na Massa, da área de beleza, da Escola de Moda e da Padaria Artesanal. Atualmente, o Fundo Social mogiano trabalha na campanha Natal de Sorrisos, que arrecada brinquedos para as crianças. Além desta iniciativa, o Fundo também realiza a tradicional Campanha do Agasalho, os cursos de Corte e Costura, o Mãos na Massa, a Escola de Beleza, a Padaria Artesanal, o Bazar Solidário (com duas edições anuais), o Espaço de Imagem Pessoal, o Outubro Rosa, o Novembro Azul, a Noite do Bem e a Campanha do Livro Amigo.