Prevista para ser divulgada hoje, a data para a inauguração do Hospital Santa Maria, em Suzano, ainda não foi definida pela diretoria do Grupo Samed. Apesar das reuniões realizadas pelos diretores nos últimos dias, a abertura da unidade ainda não foi marcada para que não se corra o risco de a data tenha ter de ser revista.
Segundo o grupo médico, até o momento, "90% das obras já foram concluídas e as mesmas permanecem na fase de acabamento, incluindo o setor de estacionamento". O Dat esteve no local ontem e conferiu que estão sendo feitas novas calçadas na entrada pela avenida Armando de Salles Oliveira.
O último prazo informado para abertura da unidade é o mês de novembro. A Samed acrescentou dizendo que a inauguração será realizada "com uma cerimônia que contará com vários convidados e que permanece a expectativa de que ela aconteça o mais breve possível", informou em nota.
Conforme anunciado anteriormente, o Hospital Santa Maria será aberto com serviços de Pronto Atendimento (PA) e tem previsão de funcionamento de todos os demais setores em 2016. Em entrevista concedida no mês passado, o diretor presidente do Grupo Samed, Mannie Liu, explicou que o PA terá 1,3 mil metros quadrados para atendimento dos pacientes, que serão divididos por cores, sendo a vermelha para urgência e emergência e a verde para casos de baixa complexidade. O setor vermelho terá três consultórios, sala de emergência com três leitos, sala de repouso com sete leitos e sala de medicação com 14 cadeiras.
A segunda fase será a abertura do setor de internações e cirurgias. Nos primeiros meses, os pacientes atendidos no Santa Maria terão à disposição um serviço de transporte para o Hospital Santana, em Mogi das Cruzes, em caso de necessidade de internação ou cirurgia. (C.M.)