A população idosa acaba de ganhar uma cartilha sobre os direitos dos idosos no transporte público, tendo como foco principal o transporte intermunicipal rodoviário. A "Passagem Gratuita para Idosos" foi elaborada a partir de uma parceria entre a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e a Fundação Procon-SP.
O conteúdo explica de forma simples e didática a legislação que garante ao idoso, desde janeiro do ano passado, o direito de viajar gratuitamente nos ônibus intermunicipais rodoviários - aqueles com poltronas demarcadas, bagageiro, embarque e desembarque por uma única porta e sem catraca - do Estado de São Paulo.
"A cartilha reforça o compromisso da Agência, alinhada com as diretrizes do Governo do Estado, de manter uma política pública de transporte importante para os idosos, possibilitando não só lazer de qualidade ao permitir que realizem viagens por todo Estado, mas também qualidade de vida", disse o diretor geral da Artesp, Giovanni Pengue Filho.
Além disso, o material traz as regras básicas para o transporte municipal por trilhos, intermunicipal suburbano, intermunicipal metropolitano e interestadual, com o objetivo de eliminar as confusões e dúvidas do usuário, já que há diferença entre cada uma das modalidades.
O idoso (ou seu parente) interessado pode conhecer o material pela internet, acessando este link http://migre.me/s5jHT. Quem preferir, o material pode ser baixado pelo no http://migre.me/s5jJd.