Após conhecer de perto o funcionamento de uma usina de biomassa, durante sua recente estadia na Espanha, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, pretende levar à proposta de implantação da tecnologia na região ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), da qual é presidente. O modelo é considerado uma alternativa para solucionar o problema da destinação dos resíduos domésticos, uma preocupação de todos os municípios da região.
"Uma tonelada de lixo pode se transformar em 200 quilos de biomassa. Há uma redução de peso muito significativa, de até cinco vezes, e se essa biomassa for encaminhada para um aterro sanitário não causará nenhuma interferência ambiental. Além disso, há a opção de colocar alguns nutrientes e transformá-la em fertilizante, ainda mais em uma região agrícola como a de Mogi. E ainda é possível utilizar essa biomassa para a geração de energia, o gás, especificamente", explicou Bertaiolli, destacando os pontos positivos da utilização da usina de biomassa.
Para o chefe do Executivo mogiano. todas essas alternativas para o tratamento do lixo precisam ser melhor estudadas e propostas. No entanto, para ele o principal passo para a destinação correta dos resíduos é a reciclagem. "A grande técnica é aquela que nós já adotamos em Mogi, que é investir pesado na reciclagem de lixo. Nós precisamos extrair do lixo tudo que ele oferece de riquezas, de valor. Primeiro reutilizar o que for possível, reaproveitar e o que o for possível reciclar, para só depois dar um tratamento ao que sobrar", destacou. Hoje, Mogi já recicla 5% do seu lixo e o nosso objetivo é chegar, o mais rápido possível, em 10%. Mas para isso é importante as pessoas terem essa cultura da separação do lixo nas suas residências.", comentou.
Bertailli destacou, que visitas como estas realizadas às cidades de Madri e Rivas-Vaciamadrid, são oportunidades de estudar e aprender novas metodologias de administração pública. "Ver o que as outras cidades do Brasil e do mundo estão fazendo, para mim é sempre uma experiência muito enriquecedora, e é isso que eu tenho procurado fazer desde que eu assumi a Prefeitura de Mogi. Sempre que tenho a oportunidade, eu viajo e procuro entender como que as outras cidades estão superando os seus obstáculos, os seus desafios", concluiu.