Está marcada para a manhã de hoje (das 9h às 12h) na Praça Padre João Álvares. a 3ª Ação "Pró Acessibilidade de Itaquaquecetuba", evento que mais do que conscientizar a população sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, tem como objetivo combater o preconceito e estimular a inclusão social. 
Para demonstrar isso na prática a Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência preparou uma programação especial. A iniciativa prevê um "Desafio da Acessibilidade". A ideia dos organizadores é que as pessoas que passarem pelo local participe de uma espécie de gincana e vivenciem as mesmas experiências que os deficientes lidam diariamente.
Paralelamente a essa ação haverá também uma caminhada pelas ruas centrais do município, que abrirá as atividades do dia e uma ação social com diversos serviços gratuitos, envolvendo as Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e Fundo Social de Solidariedade. Entre eles: corte de cabelo, esmaltação, medição de pressão arterial, testes de glicemia, teste de HIV, distribuição de mudas de plantas e árvores.
De acordo com o presidente do Conselho, Alfredo Cassar Júnior, a expectativa é que aproximadamente 300 pessoas participem dessa atividade, incluindo membros e representantes de entidades do município como: APAE (Associação Pais e Amigos Excepcionais Itaquaquecetuba) AMAI AZUL (Amigos dos Autistas, Incondicionalmente Azul), Kibô No Iê (Sociedade Beneficente Casa da Esperança Entidade Filantrópica de Amparo à Pessoa com Deficiência Intelectual) e outras.