Quem tem filhos matriculados na rede estadual de ensino deve atualizar o cadastro dos estudantes até a próxima terça-feira. A atualização pode ser realizada na própria escola ou pelo site da Secretaria de Estado de Educação. O principal dado que deverá ser apresentado é o atual endereço do aluno. As informações vão basear os estudos sobre a reorganização escolar promovida pelo governo. De acordo com a dirigente regional de ensino de Mogi das Cruzes, Rosania Morales Morroni, até 14 de novembro será divulgada a relação de quais escolas devem passar pela reorganização.
Esta data será marcada como dia D pela secretaria, quando haverá uma reunião com pais e estudantes para divulgar as mudanças propostas. No entanto, Rosania afirmou que se os estudos de reorganização forem concluídos antes, a diretoria antecipará o encontro. Entre os dados que são levados em consideração pela secretaria estão a densidade demográfica da região e a taxa de natalidade. "Não existe nenhuma lista de escolas que serão fechadas", disse. 
A dirigente solicitou que os pais façam a atualização cadastral dos filhos nas escolas ou por meio do site: atualizeseusdados.educacao.sp.gov.br. "É importante que os pais levem até terça-feira um comprovante de endereço com CEP. Para que possamos terminar essa análise, precisamos estar com o georreferenciamento em dia. Algumas escolas ainda não conseguiram atualizar todos os dados. Quando antes os pais informarem os dados, mais rápido conseguiremos terminar o estudo da reorganização", ressaltou.
Rosania informou que enquanto o estudo não for concluído, não há como saber quais escolas passarão pela reorganização. Ela acrescentou que nem todas as escolas serão incluídas. "Temos, por exemplo, a escola Tadao Sakai, no Quatinga, onde a escola mais próxima fica a 20 quilômetros de distância".