Dois artistas da região estão emprestando sua arte para os muros de duas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Em Itaquaquecetuba, no acesso a Linha 12-Safira (Brás - Calmon Viana), os passageiros se deparam com os grafites românticos artista visual Jean Nicolas da Costa. Nas paredes é possível ver vários corações que indicam o apelo social "espalhe o amor". O grafite é assinado pelo personagem "Zélove", uma criação de Costa, que teve a colaboração de uma ajudante para executar o trabalho na estação.
De acordo com a CPTM, a "ideia surgiu em uma aula na faculdade de artes visuais. O grafiteiro gostou da proposta e a fim de promover a temática do amor decidiu levá-la às ruas, em locais com grande movimentação". A companhia afirma ainda que o artista se interessou em colocar grafite nas estações "porque poderia mudar o cotidiano das pessoas de forma positiva".
Mogi
No mesmo caminho está o artista João Ricardo Santos, conhecido como Jaum, que criou sua famosa personagem "Lalala Dog". Sua arte pode ser vista na Estação Tatuapé da CPTM, que atende às linhas 11-Coral e 12-Safira.
A cadelinha passa mensagens educativas, incentivando a gentileza nos trens e estações. Os desenhos também orientam sobre segurança, já que estão acompanhados de frases como "Não ultrapasse a faixa amarela" e "Não é permitido sentar no piso dos trens".
A ideia é que a parceria do grafiteiro Jaum, autor da personagem, com a CPTM se espalhe por mais estações.
Lalala Dog
Jaum pintou a primeira Lalala Dog em 2013, na parede de sua casa em Mogi das Cruzes. A intenção era homenagear a sua cadela Dalila (ou Lala), que foi resgatada das ruas pela família com quem conviveu por mais de 10 anos.