O clima de comemoração invadiu a Unidade de Educação Básica (UEB) Constabile Pascalle, em Itaquaquecetuba, que foi inaugurada na manhã de ontem em uma solenidade especial. O evento teve a presença do prefeito do município, Mamoru Nakashima (PSDB), da primeira-dama
Joerly Ferraz Garcia Nakashima, do secretário de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Ronaldo Fernandes Nava, dos responsáveis pelas demais secretarias, os vereadores da Câmara Municipal e os familiares do patrono da instituição de ensino.
Localizada no Parque Residencial Marengo, a UEB iniciará o seu funcionamento no dia 5 de outubro, recebendo os pais interessados em inscrever seus filhos na unidade, que contará com 120 vagas, sendo 70 para a creche, com alunos de 0 a 3 anos, e 50 às crianças de 4 a 5 anos, inseridas na Educação Infantil. Mas, até o fim do ano, 91 crianças serão atendidas. Esta é a quarta creche inaugurada neste mês, como parte da comemoração dos 455 anos do município.
Segundo o responsável pelo Poder Executivo, Mamoru Nakashima (PSDB), a inauguração da UEB Constabile Pascalle é um dos resultados do planejamento que foi feito para a cidade entre os anos de 2013 e 2014. "Enfrentamos dificuldades no início da administração e, com o planejamento feito nos anos anteriores, estamos colhendo os frutos, que são as creches, as escolas e os prontos socorros espalhados pelo município. Vamos continuar a apresentar para a população, nas próximas semanas, o resultado dessa gestão por meio de outras inaugurações", comenta.
O secretário de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Ronaldo Fernandes Nava, que está à frente da pasta desde janeiro, acredita que a creche atenderá às necessidades do Parque Residencial Marengo. "É um bairro que precisava de uma creche, que foi inaugurada, sendo mais uma luz para o município. Temos trabalhado todos os setores da Educação, desde a creche até o Ensino Fundamental I, incentivando a realização de projetos. Na UEB que foi inaugurada hoje (ontem), vamos implantar uma horta comunitária e trazer o pessoal da Escola Municipal Ambiental (EMA) para que flores sejam plantadas", conta.
Equipe
Para a diretora da UEB Constabile Pascale, Jane Moura Santos, a presença da creche no bairro atenderá à demanda da região. "No início, a creche vai comportar 91 crianças, porém, no ano que vem, 120. Vamos dar início a vários projetos. A creche está linda e a equipe é ótima. Com o tempo, queremos transformar o espaço e crescer cada vez mais", finaliza.