Mogi das Cruzes é um dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo que mais recebeu unidades do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. A primeira etapa de construção dos apartamentos beneficiou 3 mil famílias mogianas. Ao todo, foram construídos 13 empreendimentos entre 2011 e 2013. A maior parte deles foi implantado em Jundiapeba. Ao todo, o distrito recebeu oito condomínios. Agora, com a nova etapa de construção, outros 2.040 mogianos com renda familiar entre zero e três salários mínimos poderão realizar o sonho da casa própria até 2016.
Apenas na avenida Kaoru Hiramatsu estão sendo erguidos 1.240 apartamentos. A área ao redor do conjunto está sendo dotada de estruturas na área de saúde e educação, como uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que começou a ser construída recentemente, além de um Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre), escola e creches. A avenida também será duplicada e receberá uma ciclovia. 
No Conjunto do Bosque, serão entregues 200 apartamentos que já foram construído. A área toda conta com 400 unidades, sendo que 200 foram entregues em agosto de 2014. Na avenida Maurílio de Souza Leite, 600 apartamentos estão em construção e a expectativa é que sejam concluídos até dezembro de 2016.
Projeto
Ainda está prevista a criação 164 unidades na Vila Estação, como complemento do projeto de reurbanização. A maior parte das moradias do local será destinada para as famílias que foram retiradas de áreas de risco do local. No entanto, as obras no espaço ainda não foram iniciadas (L.N).