O programa Emprega São Paulo/Mais Emprego, da Secretaria de Estado de Emprego e Relações do Trabalho, tem em todo o Alto Tietê 855 vagas para as mais diversas profissões. As cidades de Ferraz de Vasconcelos e Poá são as que oferecem a maior quantidade de empregos em uma só área, enquanto Mogi das Cruzes tem o maior número de vagas em diversas categorias.
Somente para operador de telemarketing, Poá oferece 360 vagas - ativos e receptivos. Já em Ferraz, são 300 oportunidades para o mesmo cargo. Ferraz ainda tem trabalho para motorista de ônibus (10); auxiliar de linha de produção (3) e tapeceiro de móveis (1).
Em Itaquaquecetuba são 20 vagas para costureiras de máquina reta, além de uma para auxiliar de manutenção de máquina, para cozinheiro geral, para pedreiro demonstrador e vendedor interno.
Para Mogi as maiores chances são de motorista de ônibus urbano, que possui 48 vagas, e mais o cargo de vigilante, com 25 oportunidades, além de dez vagas para vendedores de comércio varejista.
Mogi ainda tem vagas de caseiro, gerente, farmacêutico, garçom, operador de caldeira, operador de retroescavadeira, vendedor porta à porta, analista administrativo, eletricista de manutenção, técnico de manutenção, entre outros. A maioria com uma vaga apenas.
Em Suzano, a chances maiores de encontrar um trabalho são de pintor de prédios. As empresas do setor estão oferecendo dez oportunidades para quem quiser buscar uma chance nessa profissão. Suzano ainda tem quatro vagas para meio oficial serralheiro, e uma para os cargos de funileiro, mecânico de automação, técnico em segurança do trabalho e mecânico de automóvel.
Completam a lista as cidades de Arujá, com cinco vagas para costureiras de máquinas retas, e uma para caseiro. E Santa Isabel, com duas vagas de agente de segurança, duas para caixa e comércio e uma para caseiro.
Para ter acesso as todas as oportunidades é preciso acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br criar login, senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer pessoalmente a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com RG, CPF, PIS e Carteira de Trabalho.