A antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas vai beneficiar 154,6 mil pessoas no Alto Tietê e ainda deve injetar mais de R$ 4,5 bilhões na economia do Estado. Os dados são do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que vai iniciar os depósitos de 50% do abono a partir de hoje para os beneficiários das três agências da Previdência Social da região: Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba, que atendem os dez municípios da região.
Os primeiros beneficiários a receber serão os que ganham até um salário mínimo, cujo o último número do cartão seja o 1, sem contar o dígito (confira o calendário nesta página). Os segurados que estão recebendo auxílio-doença também serão beneficiados com a gratificação de Natal, porém, esses vão receber uma parcela menor que os 50%, pois o benefício é temporário e o valor creditado será proporcional ao período em que o cidadão está segurado.
A unidade da Previdência Social de Mogi das Cruzes é a que tem o maior número de beneficiários entre aposentadorias (51,3 mil), auxílios (5,5 mil) e pensões (23,2 mil). Pelo menos, 80 mil pessoas devem receber a primeira parcela do abono entre hoje e o dia 7 de outubro, quando a última remessa deve ser depositada.
Já a agência do INSS de Suzano vai depositar a gratificação para 59 mil beneficiários, sendo que a maior fatia será destinada aos aposentados; 36,7 mil. A agência vai depositar o benefício para 16,3 mil pensionistas e 5,9 mil pessoas vão receber o abono do auxílio-doença.
A agência de Itaquaquecetuba vai pagar a primeira parcela para 15,5 mil aposentados, pensionistas e pessoas que recebem o auxílio. Os depósitos começam hoje e vão até o dia 7 de outubro.
Quem quiser consultar o extrato de pagamento de benefício para saber dos valores que serão creditados pode visualizar no site do órgão (www.previdência.org.br). A segunda parte do abono começa a ser paga a partir de 24 de novembro e segue até o dia 7 de dezembro.