De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba, a grande maioria da população que procurou atendimento no recém-inaugurado Centro de Saúde 24 horas (CS 24h) ficou satisfeita com o serviço. Cerca de 85% das pessoas que passaram pelo local aprovaram o acolhimento prestado.
O CS 24h foi inaugurada pelo prefeito Mamoru Nakashima (PSDB) há uma semana. Desde o último dia 8, a média de atendimentos diários é de cerca de 700 pacientes, sendo 70% em clínica geral e 30% em pediatria.
A unidade, que oferece atendimento médico emergencial de baixa complexidade 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, conta com 38 salas em sua parte estrutural, para medicação, exames, inalação, estabilização, emergência, entre outras atividades. Médicos das especialidades de clínica geral e pediatria estão a disposição nos plantões. O CS, que está instalado no centro da cidade, tem capacidade para atendimento de 800 pessoas por dia, ou seja, quase 300 mil por ano.
No local também funciona o Laboratório Municipal que serve para a realização de diagnósticos e exames, como, por exemplo, de urina, fezes, baciloscopia (exame para detectar tuberculose) e dengue. Com a inauguração da unidade, a Secretaria de Saúde vai dar agilidade aos procedimentos e maior velocidade nos diagnósticos e exames realizados.
"Estou muito satisfeito porque a população está contente com o atendimento no CS. A nossa equipe de funcionários está de parabéns pelo esforço que vem fazendo para atender bem e de forma digna os pacientes. A saúde continuará melhorando na cidade", disse Mamoru.
UBS Centro
Como parte das comemorações pelos 455 anos da cidade de Itaquá, a Secretaria de Saúde preparou ainda a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, que deve ocorrer no fim deste mês. Órgãos ligados ao setor, como a Vigilância Sanitária, Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Saúde Mental, e a própria sede da pasta, entre outras repartições, passarão a funcionar no mesmo local, em um prédio no centro da cidade, nos próximos meses. A medida trará mais comodidade e funcionalidade aos usuários desses equipamentos, de acordo com o que adiantou a Secretaria de Saúde.