Mais de 95,5 mil crianças devem ser imunizadas contra a paralisia infantil, no Alto Tietê, durante a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação. A ação terá início no próximo sábado em todos os postos de saúde vão disponibilizar as doses para crianças com idades entre 6 meses e 5 anos. Os pequenos serão vacinados por meio das duas gotinhas.
O objetivo da campanha, segundo o Ministério da Saúde, é manter o País livre da paralisia infantil. Além disso, durante a ação que segue até o dia 31 de agosto, os pais terão a oportunidade de atualizar o esquema vacinal das crianças menores de 5 anos, já que também serão disponibilizadas as vacinas que compõe o calendário básico da caderneta infantil.
Em Suzano, a estimativa é imunizar, pelo menos, 90% das mais de 20 mil crianças em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município vão prestar o atendimento das 8 às 17 horas nesse sábado, segundo informações da prefeitura. Durante a semana, os postos de saúde abrirão às 7 horas. Também haverá os postos volantes na cidade, que serão espalhados em supermercados, praças e no shopping para que seja possível atender a demanda.
Em Itaquaquecetuba, haverá 17 postos fixos entre as UBSs e Unidades de Saúde da Família (USF), além de mais 22 postos volantes em escolas municipais e supermercados. Durante os 16 dias de campanha, a meta é atingir 95% do público-alvo, que pode chegar a 20,7 mil.
Pelo menos, 24,7 mil crianças devem tomar as duas gotinhas em Mogi das Cruzes. A cidade conta com 26 mil crianças entre 6 meses e 5 anos e a meta é vacinar 95% desse público, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O município mogiano vai abrir todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família para atender a demanda. Além disso, a cidade vai contar com mais 41 postos volantes que atenderão no Hospital Municipal de Brás Cubas, supermercados e escolas.
Todas as UBSs de Poá atenderão no próximo sábado, das 8 às 17 horas. Em Arujá, 5 mil crianças devem ser imunizadas. Ferraz de Vasconcelos vai abrir todas as 13 UBSs no Dia D da campanha de vacinação.