O secretário de Saúde, Juracy Ferreira da Silva, informou, na manhã de ontem, que Ferraz de Vasconcelos conta agora com 16 equipes do programa Estratégia da Saúde da Família (ESF), antes eram apenas nove. A ampliação e expansão do programa no município se deve a política de intensificação e melhoramento do setor da saúde administrada pelo prefeito Acir Filló (PSDB).
Com capacidade de atendimento de aproximadamente 20% da população, as nove equipes da ESF atuaram de 2013 a janeiro de 2015, sendo ampliada, neste ano, para 16 grupos de atendimento. Atualmente, segundo o coordenador do programa, José Rodrigues Lavoura Neto, a prefeitura passou a atender cerca de 45% dos cidadãos ferrazenses. Lavoura acrescenta ainda que em 2012, 38% da população era beneficiada com a atenção básica de saúde, com o acréscimo de profissionais os médicos fazem uma cobertura populacional de 84%.
Com cinco novos profissionais do Programa Mais Médicos, Ferraz passou a contar com nove médicos vinculados à iniciativa. Outros seis especialistas são do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), totalizando, assim, 16 profissionais da saúde, que lideram as equipes da ESF.
A iniciativa visa melhorar o acesso à informação, à promoção e à prevenção em Saúde, contando, assim, com 16 equipes multidisciplinares, que são formadas por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de Enfermagem e de seis a oito agentes comunitários, podendo, em algumas equipes, ter cirurgião dentista e auxiliares de Saúde Bucal.