Itaquaquecetuba vai inaugurar três creches durante a programação de aniversário da cidade, que é comemorado no dia 8 de setembro. As novas unidades vão atender 360 crianças com idades entre 0 e 3 anos, nos bairros Morro Branco, Parque Marengo e Jardim Maria Rosa. A previsão é de que as aulas nas novas unidades comecem em outubro. A novidade foi anunciada pelo secretário de Educação, Ciência, Tecnologia e Educação, Ronaldo Fernandes Nava, que está à frente da pasta desde o início do ano.
O investimento para a construção das creches foi de R$ 4,4 milhões, por meio de convênio com o governo federal. Com relação à estrutura, as novas unidades vão contar com playground, espaço amplo para a realização de atividades das crianças e cozinha piloto, onde a merenda será preparada.
"Cada creche tem capacidade total para atender 120 crianças em meio período. E já temos um pessoal habilitado que passa por reciclagem para atuar nessas unidades", adiantou o secretário. Segundo Nava, a expectativa é realizar as inscrições para matrículas em outubro e iniciar as aulas no mesmo mês. "Vamos também fazer uma análise ou sorteio dependendo da demanda de cada bairro onde estão essas creches", explicou. Atualmente, o município conta com 14 creches e até o final deste ano já serão 17 em funcionamento no total. 
 Berços
O chefe da pasta também contou que, além da inauguração das novas unidades, há ainda novos investimentos para o setor. Um deles é a entrega de 320 novos berços para todas as creches da cidade, que teve início ontem, com investimento de R$ 217 mil. "Serão entregues os berços com colchões, lençóis, além de banheira. Ainda vamos entregar alguns tatames para as crianças não ficarem brincando expostas no chão", disse.
"Estou muito feliz com esse investimento, os berços são de ótima qualidade, espaçosos e seguros. Convido os pais para que venham ver o material. Esse é um pacote de benefícios que há mais de dez anos não era feito em favor das nossas crianças", afirmou o prefeito Mamoru Nakashima (sem partido).
Nava destacou ainda as unidades que receberam reforma neste ano: "Foram sete prédios reformados, entre creches, escolas de educação infantil e de ensino fundamental. As unidades receberam manutenção na pintura, parte elétrica e no que foi necessário".