O Café com Mogi News da próxima terça-feira (11) entrevista Elaine Contão Yamane, presidente da Associação Juntos Movimentando a Comunidade, a JMC, que vem fazendo um trabalho de transformação, estimulando a participação cidadã no território de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes. As ações, que começaram oferecendo futebol para jovens em 2014, como explica Elaine, sempre tiveram como ponto de partida as demandas levantadas junto às pessoas da localidade.
Com mais de 18 anos atuando na Assistência Social, primeiro em Mogi das Cruzes e agora na cidade de São Bernardo do Campo, Elaine acompanhou o início das atividades com o futebol que reunia adolescentes no Rio Abaixo. Com cada vez mais participantes, ela foi convidada para ajudar e passou a oferecer também atividades socioeducativas. Sem um local para continuar as atividades no Rio Abaixo, nos últimos anos a JMC se mudou para o bairro Nova Jundiapeba.
“Hoje não chamamos mais de ONG, mas de Organização da Sociedade Civil justamente porque ela movimenta todo o território em prol de uma finalidade, e nossa finalidade é compreender as demandas territoriais e atender”, explicou Elaine.
A JMC teve um papel importante, em 2019, no apoio a famílias que foram despejadas de suas moradias, que ficavam embaixo da rede de transmissão da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep), no distrito de Jundiapeba. Hoje, eles atuam como um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atendendo 110 crianças e adolescentes com atividades no contraturno escolar, em que são trabalhados o direito de ser, a convivência e a participação social. A nova sede será inaugurada em breve.
Saiba mais sobre o trabalho da organização social no Facebook - https://www.facebook.com/jmc.acolher
Café
O episódio completo, produzido com apoio da Padaria Tita, ficará disponível a partir das 10 horas da próxima terça-feira (11), no www.portalnews.com.br e no canal do Portal News no YouTube.
Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98