O Café com Mogi News destaca nesta terça-feira (21) o trabalho desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Suzano, que completou 45 anos em 2023, e atualmente atende 300 pessoas com atividades nas áreas de saúde e educação. A entrevistada é a presidente da instituição, Silmara dos Reis, que está no seu primeiro mandato, mas há 30 anos acompanha o trabalho da instituição com a irmã que tem síndrome de Down e é atendida no local. 


“Eu fazia parte do Conselho e já tinha uma base de como era o funcionamento de ajuda na Apae. Aceitei o convite para ser presidente não só pela minha irmã estar na Apae, mas pelas outras crianças, e poder ajudar, fazer com que cresça”, contou a presidente.

Silmara trabalhava como segurança na cidade de São Paulo, e hoje se dedica exclusivamente a causa da Apae. “Eu costumo vestir a camisa mesmo, entrar de cabeça. Tenho trabalhado com muita determinação, seriedade e transparência para que a Apae cresça e evolua cada vez mais”, disse ela, que está no segundo ano de um mandato de três anos, e deve tentar se reeleger.   

A equipe da Apae de Suzano, que tem somado forças com Silmara, conta hoje com 30 funcionários, entre eles psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e assistente social. Uma das demandas atuais, inclusive é para conseguir um terapeuta ocupacional para completar a equipe. Na área de saúde o atendimento é feito para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, e na educação, a partir dos 14 anos. Em abril, eles participaram de eventos como a disputa de vôlei adaptado com outras Apaes, e do EducaShow, voltado para Educação e parte da programação de aniversário de Suzano. 

A Apae de Suzano conta com parceiros, como a Prefeitura, e diferentes fontes de doações, como o débito na conta de energia elétrica, e através da Nota Fiscal Paulista sem o CPF, com caixas distribuídas em determinados pontos da cidade para receber os cupons fiscais, além da realização de eventos como a recente PIzza Solidária, e em breve a Festa Junina, que deve ser realizada no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, na região central da cidade. 

"Estamos com novos projetos, e eu estou aprendendo, todo dia é um aprendizado. Temos um projeto de oficina para as mães, que são carentes e precisam de um suporte também. A gente está tentando montar uma sala multifuncional para que os assistidos aprendam computação, e vários projetos que aos poucos a gente vai construindo e tentando engajar para melhoria para eles", salientou Silmara.  

Um dos objetivos com as novas ações é fomentar a inclusão das pessoas com deficiência atendidas na instituição. "Alguns estudam em escola estadual e fazem frequência na Apae. Nessas oficinas eles têm noções para futuramente serem independente. Na nova gestão, cada um vai buscando seus conhecimentos e somando forças", ressaltou a presidente. 

O trabalho da Apae de Suzano, segundo Silmara, começa com a família. "A gente tem uma psicóloga familiar que primeiro faz todo esse trabalho com a família, e depois vem os outros profissionais para fazer o trabalho com a criança. Fazemos primeiro o trabalho com a família, até mesmo para entender como é o dia a dia com aquela criança".  

Pessoa com deficiência

O olhar para as pessoas com deficiência vem mudando, segundo Silmara, com mais acesso a informações e sem esconder essas pessoas como ocorria antigamente: "Hoje em dia  abriu mais as portas para esse olhar. Existe o preconceito, na questão do autismo, síndrome de Down, mas as pessoas estão conhecendo mais, e abraçando mais a causa. Fui convidada pela Família Azul para um evento em São Paulo, e foi uma experiência que eu nunca tive, porque os olhares eram um só, um olhar de acolhimento, sabendo reconhecer, não olhar de cara feia".  

Parceiros e voluntários

Entre os parceiros, Silmara listou o supermercado Tenda, que doa cestas básicas que são repassadas para as famílias, a Komatsu, entre outras empresas. Agora também a partir de uma emenda da vereadora Gerice Leone será possível trocar o forro da instituição, tornando o local mais arejado para o desenvolvimento das ações. 

A instituição também conta com voluntários, especialmente para os eventos. "Parceiros são sempre bem-vindos para conhecer, ver o trabalho de perto. É preciso ter essa visão de como funciona realmente, como é o trabalho dos profissionais, conhecer as crianças", convida Silmara.  

Futuro 

Ampliar a sede é um dos projetos de Silmara para o futuro da Apae de Suzano: "Tenho em mente muita coisa que eu quero implantar dentro da Apae. Tenho mais um ano, e quero tentar me reeleger para mais três anos. Eu pretendo ampliar a sede, colocar mais salas, mais profissionais, encaixar mais crianças para dentro da instituição e deixar um legado bonito. É um sonho, eu sei que vou conseguir". 

Conheça mais sobre o trabalho da instituição nas redes sociais - @apae_suzano e pelo e-mail diretoria.apaesuzano@gmail.com 

 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98