O Diário do Alto Tietê, no auge dos seus 20 anos, segue contribuindo para a formação leitora dos cidadãos da região. Sou grata por integrar a história deste importante veículo regional, atuando, ao longo de 12 anos, como revisora, repórter, editora e coordenadora de projetos educacionais. A comunicação – sempre em diálogo com a educação – norteou a minha trajetória profissional e, sobretudo, impulsionou minhas áreas de atuação: a Educomunicação, que promove uma educação mediada pelas mídias e tecnologias. As experiências que me levaram a essa interface foram vivenciadas em minha jornada pelo Dat.

Tive uma imersão em várias editorias, mas era a responsável pelos cadernos de Cultura e Educação e, em especial, pelo jornal infantojuvenil Diarinho do Alto Tietê, no qual comecei como repórter e, posteriormente, assumi como editora. Era um jornal direcionado a crianças e adolescentes, distribuído em escolas da região, produzido com linguagem convidativa e divertida, trazendo temas apropriados à geração que, aliás, nos ajudava com várias sugestões de pauta. 

Paralelamente, recebi o convite para coordenar os projetos educacionais, entre eles o Dat – Formando o Cidadão do Futuro, que promovia um ciclo formativo a professores e alunos das redes municipais acerca do papel pedagógico do jornal, orientando-os quanto ao uso do veículo nas aulas, especialmente do Diarinho, nos percursos metodológicos dos diferentes componentes curriculares. Por meio dos encontros mensais, orientava os docentes a levar a educação midiática às suas unidades, promovendo o interesse pela leitura e pela escrita por meio das notícias.

Foi um período promissor! Chegamos a atuar em sete redes municipais de ensino. Entre as principais, as de Arujá, Biritiba Mirim, Itaquaquecetuba e Poá, que permaneceram por longos anos com o grupo. Também tivemos passagem por Salesópolis, Guararema e Mogi das Cruzes. Além das formações com os professores, realizávamos oficinas com os alunos, ajudando-os na produção de seus jornais escolares. Um dos momentos mais especiais era quando os recebíamos em nossa redação: eles participavam de um tour, conhecendo o processo de produção do jornal e interagindo com os profissionais responsáveis por todas as etapas – da elaboração das pautas à escrita das reportagens; da escolha das fotografias à edição dos jornais; e ainda com os responsáveis pela administração, circulação e divulgação do veículo regionalmente.

Diversas ações mobilizaram a região, como os concursos de Desenho e Redação, a Mostra de Talentos e o Prêmio Professor Cidadão, que reconhecia educadores responsáveis por projetos inspiradores. Produzíamos também edições especiais voltadas a datas como o Dia do Estudante, o Dia do Professor e o Dia do Meio Ambiente, entre outras, trazendo conteúdos relevantes ao universo educacional e que contribuíam para levar debates e práticas às salas de aula.

Tive contato com alunos, professores e gestores inspiradores, dialoguei com importantes supervisores e, junto ao Dat, mostramos ao longo de muitos anos nosso interesse e compromisso com a educação regional, colaborando com a formação – sobretudo leitora – de muitos estudantes e com o desenvolvimento profissional de diversos professores, incentivando-os a considerar as mídias como apoio à sua jornada pedagógica.

Entre pautas, reportagens, edições, formações com docentes, oficinas com alunos, coordenação de eventos voltados à educação e publicações especiais – dentre elas o jornal infantojuvenil –, vivi uma experiência enriquecedora que fomentou meus próximos desafios e norteou os segmentos que, de fato, me movem. Sigo levando o jornalismo às escolas, promovendo, sob a perspectiva da Educomunicação, a produção midiática entre crianças e adolescentes. 

E, no Diário do Alto Tietê, minha jornada também continua: sigo no veículo como articulista, dando continuidade aos meus textos sobre educação. Desta vez, na coluna Bastidores Docentes, publicada semanalmente, abordo temas em destaque na área sob a perspectiva de quem a vivencia tanto na teoria – com meus estudos contínuos – quanto na prática – em minhas jornadas na docência.

 

Suéller Costa

Jornalista, professora, pesquisadora e educomunicadora