Neste Agosto Lilás, mês que destaca a importância do combate à violência contra a mulher, o Café com Mogi News da próxima terça-feira (8) entrevista Rosana Pierucetti, advogada e presidente da Organização da Sociedade Civil (OSC) Recomeçar, com sede em Mogi das Cruzes. A entidade acolhe de forma sigilosa mulheres vítimas de violência e seus filhos, e recentemente, expandindo o trabalho para a Jacareí.
A paixão pelo Direito veio ainda na infância e a advogada conta que apesar do receio do pai, ela abraçou a profissão. “Amo a minha profissão e tenho muito orgulho disso. Sempre digo: ‘é aqui que eu deveria estar, e é aqui que eu estou’.” Ela iniciou a carreira na Assistência Judiciária, onde 80% das pessoas que buscavam o serviço eram mulheres.
“Foram muitos anos atendendo sem ter uma lei específica, porque na época não tinha a Lei Maria da Penha. A gente realmente ficava bem abalado com alguns relatos e o grande sofrimento de algumas famílias”, contou. Depois na Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), juntamente com outras profissionais, surgiu a ideia da OSC, que foi fundada em 2004. “Eu acho que as OSCs surgem nesse momento, quando você fala: ‘Não, eu preciso fazer alguma coisa’”.
No início da OSC, segundo ela, o trabalho foi de pesquisa para levantar o que era feito em outras cidades, e buscar junto à Prefeitura de Mogi a implantação do Conselho Municipal da Mulher, que não existia na cidade, além de um acolhimento sigiloso para as mulheres vítimas de violência e em situação de risco, que foi criado em 2012. Entre mulheres, crianças e adolescentes, são mais de 400 pessoas atendidas no abrigo.
“A gente está falando de 2012, mas a ONG foi fundada em 2004. Então, tem um período que infelizmente não está nesses dados, mas 404 já é um número alto considerando que a família que vai para lá está correndo sério risco de vida. Esses números que a gente tem, para mim são assustadores. Se fosse uma mulher por ano correndo risco de vida, para mim, já seria muito, porque é uma vida”, destacou, ressaltando dados de feminicídio e os desafios enfrentados pelas mulheres.
A OSC Recomeçar realiza ações e participa de eventos para manter os trabalhos. A entidade conta com um número de plantão para o atendimento e orientação para mulheres vítimas de violência. Em Mogi das Cruzes, o contato é pelo telefone (11) 99948-3695, e em Jacareí, pelo (12) 99238-9675. Saiba mais também no site https://ongrecomecar.org.br/
Café
O programa, com apoio da Padaria Tita, ficará disponível a partir das 10 horas desta terça-feira (8), no formato de vídeo e texto. Confira outros episódios do Café com Mogi News, como a entrevista com o diretor do Departamento de Defesa do Usuário do Serviço Público e da Ouvidoria de Mogi das Cruzes, Thiago Batalha; o educador físico Ivan Oliveira, especialista na área de envelhecimento; Jaqueline de Lima Ferreira, coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, entre outros.
As gravações são realizadas pela empresa F-Studio - Comunicação Institucional formada pelos publicitários Felipe Claro e Carla Miranda.