O Café com Mogi News da próxima terça-feira (13) traz uma entrevista especial com Juraci Almeida, presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Mogi das Cruzes e diretora da Universidade Aberta à Integração (Unai). Ela destaca as atribuições do Conselho, os desafios para a população idosa de Mogi e também o combate à violência contra pessoas idosas. A entrevista será dividida em dois episódios, publicados nesta terça, e na próxima quinta-feira, dia 15 de junho, que é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. Em alusão a data há ações durante todo o mês com a campanha Junho Violeta.

"O Conselho Municipal do Idoso tem como uma das suas atribuições propor políticas públicas, fiscalizar as políticas públicas que já existem e por vezes algumas já estão totalmente obsoletas. Nós temos que ter esse olhar, qual é a necessidade de desse idoso de hoje e também a da minha avó, porque nunca tivemos um encontro tão grande de gerações", destacou Juraci na entrevista, realizada com apoio da Padaria Tita.

Um dos desafios apontados pela presidente do CMI é em relação às instituições de longa permanência para pessoas idosas (ILPI), que são as casas de repouso. Segundo ela, embora Mogi tenha hoje mais de 66 mil pessoas com 60 anos ou mais, o número de vagas não evoluiu. "Não chegamos a 120 vagas. Houve um retrocesso muito grande, porque por volta de 15 anos atrás, a gente tinha em torno de 165 vagas", afirmou.

Sobre a violência contra a pessoa idosa, Juraci destacou que, infelizmente ela está dentro da própria família. "Nós temos dados do Disque 100 que mostram que a violência acontece dentro da própria família, e não é apenas a violência física, como também a violência psicológica. Uma das piores eu imagino, porque ela é muito silenciosa, é aquela que o soco vem da fala: 'você é idoso, já passou da hora de morrer, não serve para mais nada'. Isso dói muito numa pessoa idosa", salientou.

A entrevista vai ao ar na próxima terça-feira (13) e na quinta-feira (15), às 10 horas, no formato texto e vídeo. O Café com Mogi News traz histórias de superação e exemplos da comunidade. No mês de abril, o Grupo Mogi News promoveu um especial para conscientizar as pessoas e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este e outros episódios estão disponíveis no nosso site portalnews.com.br.

As gravações são realizadas pela empresa F-Studio - Comunicação Institucional formada pelos publicitários Felipe Claro e Carla Miranda.