O Café com Mogi News destaca neste episódio a fisioterapeuta mogiana Edna Silva, proprietária do Instituto Sakurá, instalado em Mogi das Cruzes. Pós-graduada em Terapias Manuais e Posturais, a mogiana, que muito cedo começou a se interessar por saúde e bem-estar, também é estrategista de emagrecimento do Método Afine-se. "Eu sempre gostei muito da área da beleza, desde pequenininha eu já acompanhava a minha mãe, olhando ela passar aqueles produtos em casa", contou a especialista, que sempre busca novos aprendizados em sua área e fará um novo curso no próximo mês.
Edna fala mais sobre sua trajetória e a importância de seu trabalho para o resgate da autoestima e do bem-estar de mulheres, como também homens, adolescentes e idosos, indo  sempre muito além da estética. No instituto, como ela explica, o atendimento é personalizado e feito por uma equipe multidisciplinar. Saiba mais nesta entrevista especial ao Café com Mogi News.  

Café com Mogi News: Como você se interessou pela área da saúde e bem-estar? 

Edna Silva: Eu sempre gostei muito da área da beleza, desde pequenininha eu já acompanhava a minha mãe, olhando ela passando aqueles produtos em casa. Eu fiz dois anos de faculdade de Estética, depois comecei a fazer os cursos para poder me especializar e eu via que eu deixava muito a desejar porque muitos médicos já começaram a me encaminhar pós-operatórios. Então, eu percebi que estava deixando a desejar nos meus tratamentos, e eu precisava fazer faculdade de Fisioterapia. Chegando lá, eu vi que era muito além daquilo. Mesmo trabalhando em hospitais com neurologia infantil e adulta, que me abriu muitos campos, eu direcionei para a estética. Então eu fiz Fisioterapia na UMC (Universidade de Mogi das Cruzes) e depois eu fui fazer a pós-graduação em Terapias Manuais e Posturais, e cursos especializados na parte de estética.

CMN: E vai muito além da estética?

Edna: Muito além da estética. Principalmente as mães que ficaram muito tempo com o filho dentro de casa, foi um conflito gigantesco em não saber mais o que preparar para esses filhos e, de repente, tudo voltou ao normal. Hoje temos pessoas obesas, filhos obesos, crianças estressadas, então é muito mais que estética, é saúde. É sobre vidas que chegam para a gente pedindo socorro. Mães que engravidaram na pandemia. São pessoas gritando “socorro, preciso de ajuda”. Então o Instituto Sakura não é só uma clínica de estética.

CMN: Há quantos anos existe o Instituto?

Edna: Primeiro eu comecei com o Espaço Femina, que era um espaço só para mulheres, então só tinha estética. Isso em 2009. Eu morava em cima e a clínica era embaixo, então era uma clínica menor e só direcionado para mulheres. Quando eu comecei com a área da fisioterapia, comecei a fazer as especializações, eu vi que eu precisava, pela praticidade, agregar na minha área de trabalho. Havia mulheres que chegavam lá que já faziam pilates, tratamentos de estética, limpeza de pele, já passavam na nutricionista. Às vezes, por ser ‘mãetorista’, de ficar “leva pra escola”, eu vi que se eu agregasse tudo em um lugar só, ficaria muito mais fácil.

CMN: E hoje o que o instituto oferece? 

Edna: O Instituto Sakura é um instituto de postura e estética. Então nós temos pilates, eu sou licenciada oficial de emagrecimento em Mogi das Cruzes, em um programa que se chama Afine-se. Nós temos esse programa de emagrecimento com essa equipe multidisciplinar, nós temos procedimentos estéticos, protocolos corporal e facial, acupuntura, shiatsu, tudo pensando no bem-estar do seu cliente. Quando a pessoa chega para a gente numa avaliação, eu vou montar um protocolo específico, porque não é uma receita de bolo. É personalizado, porque cada pessoa que vai chegar lá tem um metabolismo, tem um histórico, idades, isso interfere muito em cada protocolo que a gente faz.

CMN: Como você avalia os resultados desse trabalho? 

Edna: A autoestima dessas mulheres quando chegam lá, porque pessoas quando estão acima do peso, o que elas começam? A se camuflar. Então abre o guarda-roupa e é sempre aquela roupa: calça de moletom, camiseta, roupa preta e por trás daquela mulher tem um ser extraordinário. Aquela pessoa que antes do casamento, colocava vestido, aquela pessoa que tinha um corte de cabelo mais moderno, não desmerecendo as mulheres que gostam daqueles cabelos mais compridos, mas que sempre estava buscando coisas coloridas e, de repente, ela entra num casulo de fuga e se esconde o tempo todo. É extraordinário. Tem clientes que chegam na clínica, a gente olha e pensa “quem é aquela mulher? Você marcou alguma coisa, alguma avaliação?” Não. E aí você vê que em um mês o quanto faz diferença na autoestima dessa mulher. 

CMN: E isso é só uma parte do seu trabalho, você também trabalha com pilates, que também tem uma mudança?

Edna: O pilates é um trabalho, num todo, de postura, flexibilidade. Colocar essa pessoa na frente do espelho. Hoje na academia, se você não tem um personal, você acaba fazendo tudo no automático, tudo correndo e não presta atenção no seu corpo. E o pilates, hoje em dia, você faz o quê? A gente coloca sempre associando com os profissionais. Na clínica nós só temos fisioterapeutas. Então, assim, “respira, olha no espelho, percepção”. É além de só estética, é colocar sempre para essas pessoas que vão lá que é sobre você, é sobre quem você é, o quanto você está abdicando de você, da sua vida, do seu bem-estar por causa do trabalho, por causa do outro, muitas pessoas estão esquecendo do eu. Olhar para dentro com amor, carinho, respeito.  E se você não está bem, não está se sentindo bem e precisa de ajuda, você tem que ir lá no Sakurá.

CMN: É um trabalho multidisciplinar?

Edna: Eu falo que nós somos instrumentos. Quando as pessoas chegam lá, nós somos ferramentas. A gente não pode arrastar essas pessoas, porque tem maridos que chegam lá e falam: “Edna, pelo amor de Deus, eu quero minha mulher de volta” e vice-versa, tem mulheres que falam isso também. Mas tem que partir da pessoa porque nós vamos dar todas as ferramentas. A nutricionista vai te passar um planejamento alimentar, a psicóloga vai estar aqui para te ajudar, os procedimentos estéticos nós vamos montar um protocolo específico para você. Mas se a pessoa não quiser, nada nesse mundo vai ajudar. É igual academia, você vai lá, paga matrícula, se você não estiver disposto, com foco e determinação, no meio do caminho você vai desanimar. Então o programa Afine-se está lá para isso, toda essa equipe. Nós temos uma metodologia: reeducação, monitoramento, motivação, para quê? Para no meio do caminho ela não desanimar, porque se ela estiver sozinha, ela se sabota o tempo todo.

CMN: Quais são seus planos, seus projetos para o futuro?

Edna: Muitos projetos. Agora, projeto de um curso de emagrecimento e alimentação saudável que eu vou fazer na Europa e começa em outubro. Preciso me atualizar, como eu falei, tem muitas pessoas que chegam lá e eu me sinto lisonjeada porque são pessoas que confiam no meu trabalho e eu tenho a obrigação de correr atrás todos os dias. Agora tem atualizações de procedimentos de estética com aparelhos de alta performance e muitas coisas surgindo.

(Colaborou Gabriel Vicco Amaral)