Ela surgiu quase sem querer, mas o fato é que veio para ficar, conquistando o público infantil com os seus vídeos e canções do universo popular brasileiro. Sim, a Galinha Pintadinha continua sendo um fenômeno e, desde a última semana, pôde ser vista na tela da TV Cultura, nos intervalos das atrações para as crianças. Mas não é só isso, não. A galinha azulzinha ganhou mais espaço ontem, às 9 horas, com a estreia da série animada "Galinha Pintadinha Mini", que terá ao todo 26 episódios, com 12 minutos de duração cada um.
Quem vê o sucesso explosivo da "Galinha Pintadinha" mal sabe que ela surgiu um pouco pelo acaso. "Eu havia gravado as 13 músicas em 2002 e, em 2006, procurei o Juliano Prado, para fazer o desenho. No meio do caminho, o projeto parou e restou um vídeo, que foi postado no YouTube, esquecido por lá e, uns seis meses depois, a gente foi conferir e viu que já tinha 500 mil views", conta Marcos Luporini, um dos criadores.
E foi a partir daí que nasceu a Galinha Pintadinha, sendo transformada em DVD, que, "na época tinha como previsão a venda de até 5 mil DVDs, o que já seria razoável", conta Marcos, que conclui afirmando que atualmente já vendeu "mais que 2,5 milhões, excedendo muito a expectativa e, agora, objetivo é conquistar o mercado internacional".
Mas todo esse sucesso tem a ver com a escolha das canções, que agradam não somente as crianças, mas fazem adultos se encantarem, lembrarem de tempos remotos. "Na época, essas músicas que a gente trabalhou já haviam sido interpretadas por outros artistas, como a Xuxa" diz Juliano Prado, outro pai da simpática penosa. "O que funcionou foram duas coisas", explica Juliano, "a gente deu uma roupagem musical nova e colocou em formato de desenho, isso foi inédito com esse repertório", afirma.