Ao longo de julho a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ações voltadas à conscientização sobre as hepatites virais, em adesão à campanha nacional Julho Amarelo. A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre os riscos das hepatites A, B e C — as mais comuns no Brasil — e promover o acesso gratuito ao diagnóstico e à imunização.

Silenciosas na maioria dos casos, as hepatites podem evoluir para quadros graves se não forem identificadas e tratadas a tempo. Por isso, a testagem rápida para hepatites B e C está disponível gratuitamente nas unidades de saúde do município: UBS Dulce, UBS Lambari e Cesap.

Entre as formas de prevenção estão o uso de preservativo durante relações sexuais, o não compartilhamento de objetos cortantes (como alicates e lâminas de barbear) e a exigência de materiais esterilizados ou descartáveis em procedimentos médicos, estéticos e tatuagens.

Além da testagem, o município oferece vacinas contra hepatites A e B. A proteção contra a hepatite B está disponível para todas as faixas etárias, já a vacina contra a hepatite A está incluída no Calendário Nacional de Vacinação para crianças, sendo administrada em dose única aos 15 meses de idade, podendo ser aplicada entre 12 meses e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). O Ministério da Saúde recomenda essa dose para garantir a proteção contra a doença.