Com o objetivo constante de incentivar a prevenção, oferecer serviços públicos de qualidade e combater surtos, como a da dengue, as Secretarias de Saúde de Mogi das Cruzes e Suzano destacam a importância do Dia Mundial da Saúde, comemorado neste domingo (07/04), a necessidade de mudar algumas culturas, como a de realizar exames preventivos e cuidar da saúde física e mental.


📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


De acordo com a secretária adjunta de Saúde de Mogi, Rosangela Cunha, a Dra. Nenê, as vacinas, bem como a alimentação e as consultas regulares são fundamentais para uma vida saudável. “Nosso principal desafio no Dia Mundial da Saúde talvez seja mudar nossa cultura. Como é de amplo conhecimento, a prevenção de doenças é feita por meio de ações antecipadas, como vacinação, alimentação adequada, consultas e exames regulares, atividades físicas, mas ainda é costume da maioria das pessoas ir ao médico somente quando há sintomas, muitas vezes graves, de alguma doença”, pontuou.

Segundo ela, a prevenção de doenças e a promoção à saúde de uma pessoa deve começar com o planejamento da gravidez. “Nos primeiros anos de vida, é imprescindível uma boa alimentação, acompanhamento médico, vacinas e ambiente favorável para garantia do desenvolvimento cognitivo, psicológico e emocional adequado. Se asseguradas todas essas condições, a criança se desenvolverá com enorme chance de se tornar um adulto saudável e que vivera por 100 anos ou mais, amparado também pelas novas tecnologias”, acrescentou.

Para o secretário de Saúde de Suzano, Diego Ferreira, a data é importante para que a população reforce o valor da saúde e para que as cidades intensifiquem suas ações e serviços públicos voltados para a área. “A celebração desta data não é apenas em relação à importância de cuidar da nossa saúde física e mental, mas também sobre a criação de melhores políticas de saúde pública e o fornecimento de serviços equitativos. Além disso, é uma ocasião para realizar ações para enfrentarmos problemas em larga escala, desde surtos até doenças crônicas, como o combate à dengue, que estamos realizando, e também de se unir como comunidade mundial para garantir a saúde e o bem-estar das pessoas”.

Para ele, o momento é importante para reafirmar o compromisso de fazer da saúde um direito de todos “e a base para uma vida saudável e um desenvolvimento contínuo da população”

Data
O Dia Mundial da Saúde é celebrado desde 1950 com o objetivo de chamar a atenção para as prioridades específicas da saúde global. A data homenageia a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948.
Manter acompanhamento clínico regular, fazer atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada e tratar doenças crônicas são algumas ações apontadas pelo Ministério da Saúde para evitar o surgimento de problemas de saúde.


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98