Para reforçar as ações alusivas ao "Dezembro Vermelho", que chama atenção para a prevenção do HIV, vírus causador da Aids, prefeituras da região vão intensificar as testagens rápidas e orientações sobre a doença. A campanha denominada "Fique sabendo!", que faz alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado nesta sexta, dia 1 de dezembro,
📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!
Em Suzano, a campanha será conduzida pelo Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que ainda promoverá, no sábado (2/12), um Dia D na Estação Suzano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre 10 e 15 horas.
As atividades estão programadas para serem desenvolvidas no período compreendido entre os dias 1º e 8 de dezembro, mas poderão ser estendidas para as semanas seguintes. O público-alvo será a população mais vulnerável que incluem homossexuais, travestis e transexuais, adolescentes, adultos de 18 a 25 anos, população em situação de rua, usuários de drogas e profissionais do sexo.
Além das testagens, serão distribuídos insumos de cuidados e reforçadas as informações sobre prevenção combinada, diagnóstico e tratamento do HIV. A campanha visa ainda oferecer tratamento oportuno para todas as pessoas diagnosticadas durante esses dias para interromper a cadeia de transmissão do HIV e reduzir a morbidade e mortalidade por Aids.
A coordenadora do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/HIV e Hepatites Virais, Micheli Aparecida de Paula Santos Rosa, destacou que a iniciativa abrange os aspectos que devem ser trabalhados no que se refere ao tema. "A campanha pretende conscientizar a população da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do HIV, ofertando testagem às populações mais vulneráveis e incentivando pessoas com vida sexual ativa que nunca realizam o exame a conhecer o seu status sorológico", pontuou a coordenadora.
Por sua vez, o secretário Pedro Ishi afirmou que a atividade valoriza mais uma importante iniciativa do calendário da saúde. "Como temos feito em todos os meses, abraçamos mais essa campanha que traz recomendações importantes sobre o HIV. Reforçamos as ações na rede municipal para que a população possa tirar dúvidas e realizar os testes de forma a garantir a prevenção e o tratamento que se fizer necessário", declarou o chefe da pasta.
Mogi
Em Mogi das Cruzes, durante todo o mês de dezembro, o Programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais participa da 16ª edição da Campanha Fique Sabendo, uma mobilização estadual que tem como principal objetivo intensificar a realização de testes para detecção do vírus HIV e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
A abertura oficial da Campanha Fique Sabendo será nesta sexta-feira (1/12), às 9 horas, no auditório da Escola de Governo (rua Antenor Leite da Cunha, 55 – Nova Mogilar), onde será realizada palestra sobre “Prevenção Combinada” para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. A palestra será ministrada pela médica Marcia Carvalho Reis Chebel, infectologista e coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS.
A Prevenção Combinada é uma estratégia que faz uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção, como biomédica, comportamental e estrutural, aplicadas em múltiplos níveis para responder a necessidades específicas de determinados segmentos populacionais e de determinadas formas de transmissão do vírus. Em 2023, até o momento, foram registrados 61 novos casos de HIV em Mogi das Cruzes, número que representa queda em relação aos anos anteriores (74 em 2022 e 81 em 2021).
O trabalho faz parte das ações práticas impulsionadas pelos profissionais de saúde junto às comunidades locais. Integra a programação da Campanha Fique Sabendo, que visa promover o acesso da população aos testes rápidos, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular as pessoas que vivem com HIV à referência para ofertar tratamento imediato após o diagnóstico que, feito de forma precoce, contribui para reduzir a transmissão e melhorar a qualidade de vida das pessoas infectadas pelo vírus.
Os testes rápidos podem ser realizados na própria da UAPS 2, que fica na Avenida Fausta Duarte de Araújo, 412, no Jardim Santista ou em qualquer unidade de saúde do município.
Itaquá
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar, neste sábado (2), o Dia D do Dezembro Vermelho. O objetivo da campanha é chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV, por isso, seis unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 16h, para a realização de testes rápidos de HIV/Aids, sífilis e hepatites virais.
A população pode ir até o SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento) na rua Duque de Caxias, 187 - Centro, ou nas UBSs Odete (rua Visconde de Taunay, 270), Fortuna (estrada do Campo Limpo, 658), Piratininga (rua Teófilo Braga, 147), Carmo (rua Jaú, 26) e Caiuby (estrada dos Índios, 1.125).
"Além da realização de testes rápidos, a iniciativa também amplia o acesso à informação para estimular o cuidado com a saúde sexual", destacou a secretária interina de Saúde, Kelly Gasparini. As unidades também contam com dispenser de preservativos.