Desde que a Honda CG começou a ser fabricada no Brasil, mais de 13 milhões de unidades do modelo saíram das linhas de produção. Uma incomparável história de sucesso.
Presente no país como importadora desde 1971, em cinco anos de Brasil a Honda percebeu que era possível efetivar aqui uma filosofia enraizada na empresa desde sua fundação: pensar globalmente, agir localmente.
Tal iniciativa resultou na fabricação da Honda CG 125 pioneira e suas oito gerações subsequentes, que entre si tem um invejável aspecto em comum: a CG sempre foi líder de mercado, a preferida entre todas as motocicletas vendidas no Brasil.
Constantemente aperfeiçoada no decorrer de seus muitos anos de produção, colocar lado a lado a primeiríssima CG com a atual impressiona: a evolução tecnológica fica evidente, mas surpreende ainda mais verificar que, na essência, a fórmula original continua a mesma.
As versões para 2022 continuam quatro. A CG 160 Start traz novo design na moldura do painel de instrumentos e na carenagem frontal, com três opções de cores. A CG 160 Fan e a CG Cargo também receberam nova moldura de painel, nova carenagem de farol e laterais do tanque redesenhadas interna e externamente. Para a Cargo a opção de cor é única, o branco, enquanto a para a Fan as opções de cores são três. O modelo mais prestigiado da família, a CG 160 Titan, recebeu também um novo moldura do painel, nova carenagem de farol e de laterais do tanque exclusivas do modelo, além da rabeta com laterais redesenhadas.
Quanto à parte ciclística, o chassi tipo Diamond de chapa estampada, no qual o motor tem função estrutural, permanece inalterado e é comum a todas as versões da CG. A suspensão dianteira tipo SFF (Separated Function Fork) faz par com a suspensão traseira bichoque, com amortecedores de dupla ação reguláveis na carga da mola.
As Honda CG 2022 são dotadas do sistema CBS - Combined Braking System, sendo a CG 160 Start equipada de freio dianteiro e traseiro a tambor. Nas CG 160 Cargo, Fan e CG 160 Titan, o freio na dianteira é a disco e o traseiro a tambor.
Características
O monocilindro 4 tempos com sistema de comando de válvula no cabeçote OHC (Over Head Camshaft) é comum às versões Cargo, Fan e Titan. Tem exatos 162,7 cm3, e gera a potência máxima de 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv (gasolina) a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,54 kgf.m (etanol) e 1,40 kgf.m (gasolina), a 7.000 rpm. O sistema de alimentação por injeção eletrônica PGM-FI incorpora a tecnologia FlexOne (Fan e Titan), que admite uso de etanol e gasolina em proporções diferentes. A CG 160 Start é oferecida apenas em versão com motor exclusivamente alimentado por gasolina, que preserva as mesmas características de potência e torque dos modelos FlexOne quando alimentados com este tipo de combustível.
O sistema de transmissão se vale de corrente tipo 428, com coroa de 44 dentes e pinhão de 15 dentes. O câmbio tem cinco velocidades e a embreagem de acionamento mecânico é do tipo multidisco em banho de óleo.
A suspensão dianteira é do tipo SFF (Separated Function Fork), com curso de 135 mm, cujo princípio de funcionamento é dar as bengalas direita e esquerda funções diferentes. Nas suspensões convencionais, ambas bengalas contam com molas e dispositivos hidráulicos dedicados ao amortecimento. No sistema SFF, uma das bengalas é dedicada ao sistema hidráulico, o amortecimento progressivo em compressão e extensão, enquanto outra bengala abriga a mola.
O sistema SFF equipa as Honda CG desde o modelo 2018, a apresenta vantagens reconhecidas tais como a maior leveza do conjunto de suspensão dianteira, o que proporciona melhor dirigibilidade, funcionamento mais preciso na absorção das irregularidades do terreno e um menor número de componentes internos, além de maior durabilidade. O sistema de suspensão traseira, cujo curso é de 106 mm, utiliza dois conjuntos amortecedor-mola de dupla ação, com possibilidade de regulagem na carga da mola em cinco posições, ligados à robusta balança de suspensão de aço.
Quanto aos freios, o sistema CBS - Combined Braking System -, é comum à todas as Honda CG 2022. Na CG 160 Start ambos freios são a tambor, com diâmetro de 130mm. Nas CG 160 Cargo, Fan e Titan o disco dianteiro de 240mm de diâmetro e cáliper de pistão triplo de acionamento hidráulico, enquanto na traseira o tambor tem 130 mm de diâmetro.
Nas versões intermediárias, a profissional CG 160 Cargo e a Honda CG 160 Fan, o design teve como norte o equilíbrio, um real meio-termo entre a marcante esportividade da mais elaborada CG 160 Titan e a essencial CG 160 Start.
Como é usual, para a CG 160 Titan a Honda reservou o design mais agressivo e esportivo, em linha com tradição do modelo, que é a base da moto usada na disputa da categoria Honda Junior Cup do Campeonato Brasileiro de Superbike.
Tais diferenciações são coadjuvadas por opções de cores que reforçam o caráter específico de cada uma das Honda CG 160 2022, dando-lhes personalidade individualizada, específica e marcante.