O Hyundai Motor Group anunciou o desenvolvimento e a futura comercialização do primeiro sistema de airbag multicolisão do mundo, capaz de reforçar significativamente o desempenho do airbag em acidentes com colisões múltiplas. Este tipo de acidente é aquele em que o impacto primário é seguido por colisões com objetos secundários, como árvores, postes ou outros veículos.
Os sistemas de airbags atuais não oferecem proteção secundária quando o impacto inicial é insuficiente para causar a inflação do equipamento. No entanto, o novo sistema multicolisão permite que os airbags sejam inflados de forma eficaz em um impacto secundário, avaliando o estado do veículo e dos ocupantes.
A nova tecnologia detecta a posição dos ocupantes na cabine após uma colisão inicial. Quando eles são forçados a posições incomuns, a eficácia da tecnologia de segurança existente pode ser comprometida. O sistema de airbag multicolisão é projetado para inflar ainda mais rapidamente quando os sistemas iniciais de segurança podem não ser eficazes, proporcionando segurança adicional quando motoristas e passageiros são mais vulneráveis. Ao recalibrar a intensidade de colisão necessária para a inflação do airbag, o sistema responde mais prontamente durante o impacto secundário. "Ao aperfeiçoar o desempenho do airbag em cenários de multicolisão, esperamos intensificar significativamente a segurança de nossos motoristas e passageiros", destacou Taesoo Chi, chefe do Centro de Tecnologia de Chassis do Hyundai Motor Group.
De acordo com dados do National Automotive Sampling System Crashworthiness Data System (NASS-CDS), divisão da Administração Nacional de Segurança nas Estradas (NHTSA) dos EUA, cerca de 30% dos 56.000 acidentes com veículos registrados de 2000 a 2012 no país envolveram
multicolisões.