A Hyundai não foi a primeira e não será a última a ter um carro compacto, com características urbanas, com visual "aventureiro" para parecer um off road. É assim o Novo HB20X, que tem grade frontal inédita, para-choques com desenho robusto, rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento diamantado, interior atualizado, direção elétrica e cor exclusiva.
Avaliado durante uma semana pela reportagem, na cidade e estrada, já que não dá para colocar um carro desses em um off road de verdade, o HB20X se sobressai principalmente pelo visual e proposta de parecer ser mais encorpado que os concorrentes e até que os próprios irmãos "a paisana".  Porém, o preço é um pouco puxado. Sai por R$ 65.615,00 a versão Premium com câmbio automático.
O motor do HB20X é o Gamma 1.6 de 128 cv e 16,5 kgfm, que  conta com o câmbio automático de seis marchas. Segundo a Hyundai, as médias da configuração topo de linha passaram para 7,1 km/l (urbano) e 8,7 km/l (rodoviário) com etanol, bem parecidos com os apurados durante a avaliação e que são considerados bons, na média da categoria.
A aparência aventureira é garantida ainda pelas proteções robustas da carroceria e barras de teto com acabamento preto. De série, oferece faróis de neblina com projetores e lanternas Clear Type, rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento diamantado, além de para-choques dianteiro e traseiro e identificação de emblemas renovados para toda a linha. Na versão Premium, que foi avaliada, tem ainda faróis com projetores e Light Guide em LED.
Mas não pense que se trata apenas de mais um carro bonitinho. Com rodas e pneus de 16 polegadas, a altura livre em relação ao solo passa a ser de 206 mm - 41 mm a mais que na versão hatch -, e sua altura total cresceu 10 mm, atingindo 1.550 mm. A posição de dirigir também ficou 10 mm mais alta, o que vai ao encontro da proposta aventureira do carro, além de enfrentar melhor os obstáculos comuns de nossos asfaltos.