Há 33 anos, o Jornal do Carro lançou a pesquisa de preços de usados que revolucionou o mercado. A lista logo se transformou em preciosa fonte de consulta para lojistas e consumidores. E, a partir desta edição, a tabela passa a trazer as cotações de preço de modelos 2015 usados.
As novidades deste ano incluem o Ford Ka, que foi lançado no ano passado e, entre os veículos novos, já conquistou a quinta posição no ranking de emplacamentos.
Assim como o Ka, há outros novatos na tabela de preços, bem como alguns modelos que saíram de cena. Com as mudanças, o levantamento passa a contemplar 1.051 veículos e 3.795 cotações
A pesquisa é um bom registro da evolução da indústria automobilística brasileira. Em 4 de agosto de 1982, a primeira edição do caderno trazia as cotações de apenas 34 carros.
Para que possa ser calculada uma média consistente, é preciso que um modelo apresente pelo menos 12 ofertas por semana. Se, em um determinado período, o carro tiver menos unidades disponíveis nos locais pesquisados, sua cotação não será publicada. Além disso, na virada do ano ele deixará de constar na tabela.
Novos modelos
Entre os 51 estreantes estão os Volkswagen Move Up! e High Up!, o Nissan Sentra SV e SL, o Toyota Corolla GLi, o Peugeot 308 Griffe THP, as versões Tendance e Exclusive do Citroën Aircross e o Audi Q3 Ambiente, além dos chineses Lifan X60 e JAC J2.
Por outro lado, deixaram de figurar no levantamento modelos como Chery Cielo, Kia Cadenza, Volvo C30, velhinhos aposentados como Renault Clio Sedan, os Volkswagen Polo Classic e Parati e o Chevrolet Corsa, além de versões de baixo volume de vendas, como Fiat Stilo Blackmotion e Ford Ka Sport (A.E).