A Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Polícia Militar realizaram, na tarde desta quarta-feira (27/09), uma operação integrada para a fiscalização de estabelecimentos de ferro velho e combate ao tráfico de drogas na região do Jardim Rodeio. Durante o trabalho, cinco usuários de drogas em situação de vulnerabilidade também foram encaminhados para atendimento social no Centro POP.

A ação foi realizada em um terreno de grande extensão localizado às margens da via Perimetral e que vinha sendo alvo de reclamações de moradores e do acompanhamento das forças de segurança. Participaram da operação, a Guarda Municipal e do Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Segurança.

“O trabalho conjunto da Prefeitura com as polícias é importante para ampliar a segurança em Mogi das Cruzes. Operações como a desta quarta-feira são muito importantes porque combatem crimes como furtos e o tráfico de drogas”, destacou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.

No trabalho desta quarta-feira, um estabelecimento foi autuado pelo Departamento de Fiscalização de Posturas e teve determinada a paralisação de suas atividades. Além disso, também foi emitida uma notificação para desocupação de área pública. Um dos estabelecimentos visitados pelas equipes estava com o alvará de funcionamento válido e outro se encontrava fechado.

Operação integrada promoveu a fiscalização de estabelecimentos de ferro velho e combate ao tráfico de drogas na região do Jardim Rodeio

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem realizando uma série de ações para a melhoria da segurança pública no município. Neste sábado (30/09), a administração municipal entregará o Centro de Operações Integradas (COI), construído na avenida Engenheiro Miguel Gemma. Com investimento de cerca de R$ 23 milhões – incluindo a construção, estrutura tecnológica e equipamentos para o funcionamento, como câmeras e a muralha eletrônica –, o COI terá equipamentos de alta tecnologia para atuar na segurança de Mogi das Cruzes, com um trabalho conjunto da Guarda Municipal, Defesa Civil, Polícia Militar e Polícia Civil.

Os equipamentos serão usados para o monitoramento da cidade e atendimentos de ocorrências por estes órgãos. O COI vai contar também com o setor de Inteligência da GCM para análise de dados e produção de conhecimento para melhor decisão do gestor público.

Além disso, nesta terça-feira (26/09), 147 candidatos aprovados no concurso para a Guarda Municipal foram convocados e deverão se apresentar no dia 10 de outubro. Em março deste ano, 28 novos guardas municipais passaram a atuar na segurança pública de Mogi das Cruzes. A corporação também recebeu oito novas viaturas e 12 novas motocicletas.

O investimento em tecnologia também é destaque com a instalação de 40 totens de segurança, sendo 10 equipamentos em praças e áreas públicas e 30 estruturas nas escolas. Também está em andamento a substituição de 118 câmeras de monitoramento antigas por modelos mais novos e modernos. Ao todo, a cidade receberá, a curto prazo, 361 novas câmeras de monitoramento.

Em casos de emergência, a população pode acionar a Guarda Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153.