O desempregado Carlos Alberto Maciel Santana, de 29 anos, foi preso anteontem à noite, em Itaquaquecetuba, depois de roubar um carro na rua Rio São Francisco, no bairro Jardim Nelly. Santana foi detido por um guarda civil municipal (GCM), que já estava fora do horário de trabalho, logo após o crime. O GCM chegou a atirar oito vezes contra o suspeito, após ter uma arma apontada em sua direção.
A Delegacia Central informou que um estudante, 21, estacionava o veículo Volkswagen Fox, de cor branca, próximo à casa de um familiar, quando um criminoso se aproximou e roubou o carro e o celular do jovem. Assustado, ele pediu ajuda a um GCM que passava pelo local e este acabou indo na direção do suspeito, em outro veículo.
Uma perseguição teve início pelas ruas da cidade e, ao se aproximar da rua Rio Pinheiros, ainda no mesmo bairro, o criminoso apontou um revólver, de calibre 38, na direção do guarda. Antes que pudesse atirar, porém, o servidor disparou, acertando a lataria do carro. O suspeito parou o carro e tentou fugir a pé, mas acabou sendo cercado por testemunhas que viram a perseguição.
Ele foi agredido pela multidão, principalmente com golpes na cabeça, e acabou sendo preso. (F.M.)