Compartilhe
A Polícia Civil prendeu na tarde de ontem o ex-prefeito de Biritiba Mirim, Roberto Pereira da Silva, o Jacaré, após a 1º Vara Criminal de Mogi das Cruzes expedir um mandato de prisão pelo crime de peculato, crime praticado pelo agente público. Jacaré foi condenado a dois anos e oito meses de prisão em regime semiaberto.
De acordo com apuração feita pela reportagem, os policiais civis saíram de Mogi por volta das 16 horas, em direção à casa do politico. Jacaré foi abordado pelos agentes na casa onde mora, e não ofereceu reação quando recebeu voz de prisão. A reportagem também apurou que o ex-prefeito ficará na cadeia pública de Mogi até o momento que uma vaga do regime semiaberto, porém esse sistema não existe no Alto Tietê e ele deverá ser transferido para outra região.
No processo criminal, Jacaré repassava os cheques da Prefeitura de Biritiba, que deveriam ser utilizadas para o pagamento de despesas da administração pública, para outras contas particulares. Segundo a denúncia oferecida à Justiça, o pagamento total desses cheques, efetuados na agência 1645 do Banco do Brasil da cidade, somam R$ 12,9 mil. O caso ocorreu em 2008. Na mesma ação, o ex-diretor de Finanças do município, Edison Leme, também foi condenado.
No despacho, o juiz Freddy Lourenço Ruiz Costa, ainda condenou o ex-administrador à suspensão dos direitos políticos por cinco anos.
O advogado do ex-prefeito de Biritiba, Jonathan Sampaio, conversou com a reportagem por telefone e revelou que já entrou com recurso. "Estou voltando de Brasília onde impetrei o recurso. A decisão pela prisão foi tomada de forma arbitrária, baseada em uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que não é nem jurisprudência, é um precedente. Tenho certeza que nos próximos dias o Jacaré estará na rua", destacou o defensor.
Cultura
3º Guararema Jazz & Blues Festival é referência no Estado e se posiciona entre os principais do Brasil
Cidades
Itaquá realiza 35º Encontro de Tapetes de Corpus Christi nesta quinta (4)
Cidades
Feira Noturna de Braz Cubas sorteia pacotes de figurinhas nesta quinta-feira
Cidades
Junho EcoSustentável: coleta itinerante recolhe 3,5 toneladas de resíduos agrícolas
Cidades
Arujá comemora 174 anos com tradicional desfile