O ano passado foi menos violento do que 2014 em todo o Alto Tietê, segundo alguns indicadores da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Em seis quesitos utilizados para medir a violência regional, quatro apresentaram redução entre um ano e outro. O que registrou a maior queda foram os casos de roubo de veículos, com 19%.
De acordo com os dados da SSP, liberados na tarde de ontem, 3.850 automóveis, entre outros, foram roubados na região em 2014. No ano passado, esse dado fechou com 3.110 casos. Em ambos os anos, a cidade de Itaquaquecetuba foi a que registrou o maior número de roubos.
Os crimes de estupro também tiveram forte queda e fecharam 2015 com uma redução de 11% em relação a 2014. Os indicadores apontam que 373 crimes de violência sexual foram cometidos no ano que terminou recentemente, ante aos 421 registros elaborados durante 2014. A maior quantidade de registros desses crimes ocorreu em Suzano.
Sem apresentar grande queda, os homicídios tiveram redução de apenas 1% na comparação entre os anos. A SSP informou que 194 pessoas perderam a vida no Alto Tietê em 2014, por ferimentos provocados por arma de fogo, faca, ou qualquer outro meio empregado. Um ano depois, os números de crimes contra a vida baixaram para 192. Mogi das Cruzes é a que concentrou a maior quantidade de casos. (F.M.)