Valdik Pereira dos Santos, de 40 anos, foi morto a facadas, anteontem à tarde, em Mogi das Cruzes, depois de se envolver em uma confusão na casa de um ajudante geral, 54.
O crime, segundo a Polícia Civil, ocorreu na rua Canudos, no Jardim Piatã I. O autor do crime também saiu ferido na ação, ao levar uma pancada na cabeça.
O 2º Distrito Policial de Brás Cubas, onde o caso foi registrado, anotou que o ajudante geral pode ter matado Santos em legítima defesa, uma vez que teria sido a vítima a atacá-lo primeiro. Logo depois do crime, o autor se entregou à polícia.
Durante o depoimento, o ajudante explicou que tinha se desentendido com Santos, tempos atrás.
O assunto já havia sido superado, segundo o homem, mas, na tarde do domingo, a vítima resolveu retomar a questão.
Enquanto ambos bebiam dentro da casa do autor, Santos teria se levantado e dito: "Hoje vamos acertar aquela desavença". Na sequência, puxou uma faca, indo para cima do ajudante, que conseguiu escapar, correndo em direção a um dos quartos.
Nesse cômodo, havia outra faca que estava sobre o armário. Entretanto, segundo o depoimento, antes que pudesse investir contra Santos, o ajudante teria mandado o homem para fora de casa.
Santos até saiu da propriedade, mas partiu uma vez mais para cima do morador que, para não ser morto, acabou dando três facadas no agressor, que morreu no local. Após essa ação, o ajudante explicou que levou uma pancada na cabeça, que o deixou atordoado, porém não chegou a ver quem foi. Ele ainda contou que não tinha a intenção de matar Santos, porém, se não tivesse reagido, teria sido morto pela vítima.
A Polícia Militar foi chamada e logo o autor se apresentou. Ele entregou a faca utilizada no crime. A arma utilizada por Santos não foi localizada. A esposa do autor das facadas, que possui problemas de mobilidade, ficou em estado de choque e precisou ser atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O delegado de plantão que atendeu o caso não autuou o ajudante geral em flagrante. Ele deve responder o caso em liberdade.