O projeto Cinema e Debate está de volta neste segundo semestre, em Suzano, com a exibição, no dia 7 de agosto, do filme "Orquestra dos Meninos". O longa narra a saga de um maestro que contrariou os coronéis do agreste pernambucano ao ensinar música a crianças e jovens pobres. O filme será exibido às 19h30, no auditório da Faculdade Piaget. Depois, convidados irão interagir em debate com a plateia. A atividade tem entrada gratuita e é voltada para toda a comunidade. Professores de escolas de Suzano e região podem levar grupos de alunos. O espaço fica na avenida Mogi das Cruzes, 1.001, no Jardim Imperador, em Suzano. 
"Orquestra dos Meninos" é baseado na história real do maestro Mozart Vieira, ocorrida em São Caetano, pequeno município vizinho a Caruaru, no agreste de Pernambuco. O músico dedicou a vida a educar crianças pobres da cidade por meio de aulas de instrumentos diversos. Ele formou a "Orquestra dos Meninos de São Caetano", que ficou famosa nos anos de 1990 ao fazer turnês nacionais com a execução de peças de Mozart e Villa-Lobos. O maestro enfrentou os poderosos da cidade e teve a imagem abalada com acusações de sequestro de um garoto e insinuações de pedofilia, mas não se abateu.
A atração é desenvolvida em parceria pela Piaget e a Secretaria de Cultura de Suzano. É uma oportunidade para que quem gosta, quer aprender um pouco mais, produzir ou se aperfeiçoar na arte do cinema. Depois da exibição, o público poderá debater com os convidados especiais questões como a produção cinematográfica, aspectos técnicos da obra exibida, os desafios que se impõem aos artistas, dentre outros. Nesta edição, os convidados especiais confirmados são: Juliana Mansur, agente de atividades culturais do Sesi local, Rafael Vicole, que é maestro e comanda a Orquestra Acadêmica de Suzano, e Osmar Gomes, assistente de produção; o ator Vinicius Fiamini será o moderador do debate.