Um dos destinos que mais agrada aos brasileiros na hora de programar o roteiro de viagem é a vizinha Argentina. Nessa hora, a velha rivalidade do futebol fica, literalmente, para escanteio. É o que diz a Secretaria de Turismo de San Carlos de Bariloche, destino muito procurado no inverno por quem é adepto das atividades de aventura que a montanha oferece. Mas, além das férias de julho, outra data concorrida na cidade, por estar em meio à temporada, é o Dia dos Pais. Comemorado no Brasil em 9 de agosto, é uma opção certeira para reunir toda a família em dias de muita neve, esporte e descontração nos belos cenários de Bariloche. De acordo com o Secretário de Turismo de Bariloche, Fabián Szewczuk, pela facilidade de acesso, do contingente anual de um milhão de turistas, 30 mil são provenientes do Brasil. Justamente por conta dessa proximidade dos países, este ano, uma mega promoção promete aumentar ainda mais esse número. Os brasileiros, menores de 16 anos, que forem para Bariloche nos meses de agosto e setembro terão acessos liberados para esquiar no Cerro Catedral, além de alojamento gratuito em qualquer estabelecimento da cidade, desde que se hospedem no mesmo apartamento dos pais e se houver disponibilidade de lugares. Além disso, entre 15 e 17 de agosto, os brasileiros poderão desfrutar da tradicional "Fiesta Nacional de la Nieve", que compreende atrações como apresentações musicais, concurso de madeireiros, corrida de garçons, desfile de tochas e o deslumbrante show de fogos de artifício. Mais informações em: www.barilocheturismo.gob.ar.
Aventura
O turismo de aventura é uma modalidade que vem crescendo nos últimos anos em Bariloche, principalmente porque a maioria das atividades é realizada no Parque Nacional Nahuel Huapi, um celeiro de possibilidades. Entre as opções, além, é claro, das montanhas onde se pode praticar esqui e snowboard (Cerros Catedral e Piedras Blancas, no Cerro Otto), estão o rafting, arvorismo, parapente, canoismo e algumas práticas mais calmas, como trilhas a cavalo e pesca. O passeio de caiaque é mais uma opção para ver o cenário encantador. A atividade é realizada em lagos glaciais ao pé das montanhas patagônicas, com suas águas de cor bela e totalmente transparentes. Já o rafting convida adultos e crianças para a descida em corredeiras d' água dos rios Manso e Limay.
Cerro Catedral
O Cerro Catedral está pronto para o esqui, esporte mais procurado da estação. A isso se junta a tradicional excursão ao topo da montanha, realizada pelo cabo Carril. Com 2.180 metros de altura, o Catedral possui 60 pistas de esqui, sendo 7% para iniciantes, 43% para esquiadores intermediários, 37% avançados e 13% experts, em 120 quilômetros de área esquiável. As novidades para este inverno são as pistas de treino e tubos de tobogãs na base. Além dos novos Magic Carpets, que foram reformados para melhores traslados.