Compartilhe
A Campanha de Vacinação Antirrábica prevê imunizar 138 mil animais, entre cães e gatos, em quatro municípios do Alto Tietê. Embora a ação oficial tenha início a partir de 1º de agosto, Arujá e Guararema já se anteciparam. Nas demais cidades da região, a campanha terá início a partir do próximo mês, e as doses serão aplicadas gratuitamente.
A vacina é a única maneira de prevenir a doença transmitida pelo vírus, conhecido popularmente como a raiva. Essa é uma doença fatal, podendo ser transmitida dos animais para os seres humanos. A contaminação ocorre quando alguém é mordido ou, simplesmente, entra em contato com a saliva de cães ou gatos enfermos. Além de animais domésticos, a doença também pode ser transmitida por morcegos, cavalos, bois e macacos. A região não teve nenhuma ocorrência de contaminação em humanos nos últimos anos.
Em Mogi das Cruzes, a meta é imunizar 50 mil cães e 10 mil gatos. A Prefeitura vai disponibilizar 149 postos fixos de vacinação que serão distribuídos em todos os bairros do município, a partir de 1 º de agosto. A zona rural também está incluída no cronograma.
Dia 31 de julho, a campanha terá início em Suzano. A expectativa para este ano é que sejam imunizados 42 mil animais, entre cães e gatos, são 2,5 mil a mais do que em 2016. Para alcançar essa meta, a Secretaria Municipal de Saúde vai colocar 79 pontos de vacinação espalhados pela cidade. Cada dia haverá dois postos itinerantes disponíveis para a vacinação gratuita.
Neste ano, a estimativa é que sejam imunizados 20 mil cães e 4 mil gatos só em Ferraz de Vasconcelos. O início da Campanha de Vacinação Antirrábica está marcada para o dia 7 de agosto e segue até o final da primeira semana de setembro, segundo informações do Departamento de Zoonoses do município. O setor vai deixar postos espalhados em locais específicos da cidade. Após o encerramento dos postos, a campanha segue para as zonas rurais da cidade.
Arujá e Guararema foram as primeiras a iniciarem as ações de imunização contra a raiva. No município arujaense, as doses começaram a ser aplicadas no início deste mês, no Canil Municipal, das 7 às 12 horas, e das 13 horas às 15h30. No entanto, a campanha será oficializada em 7 de agosto. Dia 27 do mesmo mês, haverá o Dia D de Vacinação, quando nove postos ficarão disponíveis para imunizar os animais de estimação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e escolas da cidade.
Em Guararema, a campanha teve início no último dia 11. A vacinação ocorre em postos volantes e fixos. A novidade deste ano é que a ação aumentou o número de locais para a aplicação das doses aos sábados e domingos.
Itaquaquecetuba ainda está definindo o cronograma da campanha e deve divulgar detalhes da ação nos próximos dias.
A reportagem do Dat também entrou em contato com os demais municípios do Alto Tietê para obter mais informações sobre a campanha. No entanto, até o fechamento desta edição, não obteve retorno.
Cidades
Câmara de Arujá amplia horário para troca de ingressos solidários
Cidades
Megaoperação mobiliza 150 agentes para reforçar segurança em Suzano
Cidades
Itaquá abre inscrições para EJA no segundo semestre
Cidades
Estado de SP articula força-tarefa para fiscalizar esportes de aventura
Cidades
Câmara de Mogi recebe audiência pública da Assistência Social