Compartilhe
A rede pública de Saúde de Mogi das Cruzes também virou referência para moradores de outras cidades da região, que buscam atendimento no Pró-Criança e no Hospital Municipal, além de outras unidades. Cerca de 25% da demanda refere-se a pacientes de outros municípios, segundo os dados divulgados pelo secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, que também lembrou da necessidade de aumentar o orçamento da pasta.
Apesar de o orçamento da Saúde de Mogi das Cruzes ser maior que o exigido por lei, o secretário destacou a necessidade de mais investimentos. "Colocamos mais um médico no Pró-Criança para dar conta do atendimento, que aumentou. Entendemos que as outras cidades têm dificuldade, temos essa sensibilidade, mas o mogiano começa a reclamar da fila", observou. "Estamos com um orçamento de 22%. Já é 7% a mais do que deveríamos gastar. Só que a média do Estado de São Paulo está em 28% e tem municípios que estão chegando a 35%. Estamos abaixo da média estadual e fazendo muito com o valor, pois buscamos a eficiência", revelou o chefe da pasta.
Cusatis deu como exemplo o plantão do dia 11 de maio e ainda lembrou que muitos pacientes com convênio médico usam a rede pública. "Nesta data fizemos 301 consultas médicas no Pró-Criança, das quais 12 pessoas declararam possuir convênio, 48 informaram que são de outros municípios. Tivemos três transferências para hospitais, e uma criança não é de Mogi, mas está internada no Hospital Municipal. E, apenas neste plantão, 20% da demanda não era para estar no Pró-Criança", revelou, lembrando que, ainda no Pró-Criança, cerca de 25% dos atendimentos feitos na urgência e emergência são de outros munícipes. (F.F.)
Cidades
Operação ‘Cidade e Ordem’ autua e fecha três estabelecimentos por irregularidades
Cultura
Prefeitura de Guararema abre inscrições para novas edições do City Tour para moradores
Cidades
Prefeitura de Suzano apresenta proposta de LDO 2027 no valor de R$ 1,78 bilhão
Cidades
Feira de Brechó “Vestindo Consciência” acontece em Itaquá no fim de semana