Compartilhe
A Campanha de Vacinação Contra a Gripe tem início no Alto Tietê nesta segunda-feira com aplicação de doses em idosos e profissionais da Saúde. A imunização seguirá até 26 de maio, com Dia D marcado para o dia 13 do mês que vem. Assim como nas edições anteriores, inicialmente as doses serão destinadas apenas aos cidadãos que fazem parte do público alvo da campanha. A imunização segue um cronograma que é pré-estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde. A meta é que 90% destes grupos sejam imunizados.
Conforme determinado pelo Ministério da Saúde, poderão receber a vacina crianças de seis meses a 5 anos incompletos, gestantes, mulheres no período pós-parto, idosos com mais de 60 anos, profissionais que atuam na área da saúde, bem como portadores de doenças crônicas com indicação médica e população indígena. A novidade é que neste ano, a campanha também atenderá os professores de escolas públicas e privadas.
Somente em Mogi das Cruzes a expectativa é que 100 mil pessoas tomem a vacina durante a campanha. No ano passado 45 casos referentes à Síndrome Respiratória Aguda Grave foram registrados no município. Deste total, 13 foram óbitos por H1N1. Já neste ano, sete ocorrências foram contabilizadas até o momento.
Em Itaquaquecetuba a meta é aplicar mais de 53,6 mil doses. Até o momento nenhum diagnóstico de H1N1 foi confirmado. Já no ano passado foram 15 confirmações e cinco óbitos.
Nos municípios de Suzano e Ferraz de Vasconcelos foram registrados, respectivamente, 17 e 19 casos em 2016, sendo que no primeiro houve duas mortes em razão da doença. O número de pacientes a serem imunizados nas duas cidades não foi informado.
Guararema por sua vez, informou que até o momento recebeu 300 doses da vacina. Em 2016 foram três diagnósticos contabilizados, enquanto que até o momento houve apenas um. Os demais municípios da região também foram questionados pela reportagem, mas não se posicionaram até o fechamento desta edição.
Influenza
A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
Cidades
Morre Kazuhiro Mori, ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara de Suzano
Cidades
Ferraz reúne mais de 5 mil pessoas para a estreia do Brasil na Copa de 2026
Esportes
Itaquá recebe 4ª etapa do Circuito de Xadrez do Alto Tietê neste sábado (20)
Cidades
Inscrições para 1ª Copa de Embaixadinhas da Feira Noturna de Braz Cubas se encerra nesta quarta